Depois de um tempo off, hoje comentarei um pouco sobre o Mazda MX-5 Miata. O carro que praticamente reinaugurou o segmento de Roadsters no mundo e também foi meu primeiro HotWheels. Infelizmente não o tenho mais (que esteja nos céus dos HotWheels), mas tenho um destes na minha coleção. Este que ilustra o começo da matéria é igualzinho ao que eu tinha. Veio numa pista HotWheels chamada "Onda Radical" que comprei em 1994, como presente de Natal na finada DB Brinquedos e custou R$34,00. Ainda na época que a Estrela trazia a HW para o Brasil, sob licença da Mattel.
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As quatro gerações do Mazda MX-5, no sentido horário: na posição 4h: NA. às 8h: NB. Às 10h, o novíssimo ND e as 2h o NC - www.carscoops.com |
Qual a definição de um roadster?
Um roadster é um carro esportivo, dois lugares e conversível. Ou um conversível de dois lugares. Na essência, trata-se de um carro bastante espartano, muitas vezes, sem portas, sem teto ou mesmo, apenas com uma carroceria rudimentar. Hoje os roadsters são muitas vezes equipados com capotas de acionamento elétrico ou até a opção de um "hard top", transformando o veículo em um pequeno coupé.
Um carro, vários nomes e um propósito: diversão
O Mazda Miata ou Mazda MX-5 ou mesmo, Eunos Roadster, como é chamado no Japão foi apresentado ao público em Fevereiro de 1989 no Salão do Automóvel de Chicago. Suas vendas iniciaram em Julho de 1989. Nota-se que 1989 foi um ano agitado para a indústria automobilística japonesa, com lançamentos de peso que até hoje são lembrados e mesmo produzidos, em gerações mais modernas. O Lexus LS400 (aliás, o lançamento da marca Lexus, divisão de luxo da Toyota), o Honda NSX e a segunda geração do Nissan 300ZX, com a quase lendária versão V6 Biturbo.
A época, havia apenas um concorrente direto do modelo em volume de produção, o Alfa Romeo Spider. Haviam os roadsters produzidos em menor escala e notadamente ingleses, como o Lotus Elan e o Caterham 7. E modelos de maior performance e preço, como a Mercedes SL, a Ferrari Mondial, o Porsche 911 Cabriolet e por aí vai.
A ideia da Mazda ao conceber o primeiro Miata foi o de ser um sucessor espiritual dos antigos roadsters ingleses, como o próprio Lotus Elan, o Triumph TR7 e mesmo o Lotus 7. Tanto que o design do Mazda, apesar de elementos modernos para a época, como para-choques envolventes ou faróis escamoteáveis, tinha um ar retrô: a traseira curta e baixa e a silhueta de carros esportes dos anos 1970: frente baixa e longa em cunha.
E o propósito do Miata, na sua concepção era clara: Um carro barato e divertido. Nos moldes dos carros esportes ingleses conversíveis. Em 1976, Bob Hall, a época, reporter da conceituada revista Motor Trend reuniu-se com dois grandes do design e engenharia da Mazda: Kenichi Yamamoto e Gai Arai.
Bob Hall poucos anos depois juntou-se a Mazda e retomou as conversas com Yamamoto, desta vez, este na posição de presidente da Mazda. E os primeiros esboços e conversas sobre o MX-5 foram surgindo e ganhando forma em Irvine, CA. A princípio, ele era conhecido como Duo 101 e posteriormente P729 (que se tornou seu codinome na marca). Hoje o primeiro MX-5 é conhecido como NA. E suas gerações posteriores, NB (1998 a 2005), a NC (2005 a 2015) e a atual, a ND. Aliás, o nome MX vem de Mazda Experimental.
A ideia seria um carro de motor central-traseiro e tração traseira, assim como muitos dos antigos roadsters ingleses. Os japoneses queriam a fórmula que deu certo nos últimos anos: motor e tração dianteira. OS executivos da Mazda USA insistiam na formula FR (front engine-rear traction). Eles estavam certos. Foi a fórmula para o ajuste 50/50 de distribuição de peso. E ainda, seguindo a filosofia do Jinba Ittai, numa interpretação livre, o cavaleiro e o cavalo, harmoniosamente interagindo, como um único corpo. Ou seja, motorista e carro num corpo só. E isto se traduz em cinco princípios básicos:
1- Carro o mais compacto e leve possível, porém, atendendo aos requisitos globais de segurança;
2- O cockpit acomode dois adultos médios confortavelmente. sem desperdício de espaço;
3- O layout básico do carro seja sempre a configuração de motor dianteiro, porém, a frente do motorista e atrás do eixo dianteiro para garantir a distribuição de peso 50/50;
4- As quatro rodas sejam com suspensão tipo wishbone ou multi-link de modo a maximizar a performance do pneu, aderência ao piso e estabilidade dinâmica;
5- Que o trem de força do motor (motor e câmbio) provenham uma sólida conexão entre o ele e o diferencial traseiro, para uma resposta precisa do acelerador.
1- Carro o mais compacto e leve possível, porém, atendendo aos requisitos globais de segurança;
2- O cockpit acomode dois adultos médios confortavelmente. sem desperdício de espaço;
3- O layout básico do carro seja sempre a configuração de motor dianteiro, porém, a frente do motorista e atrás do eixo dianteiro para garantir a distribuição de peso 50/50;
4- As quatro rodas sejam com suspensão tipo wishbone ou multi-link de modo a maximizar a performance do pneu, aderência ao piso e estabilidade dinâmica;
5- Que o trem de força do motor (motor e câmbio) provenham uma sólida conexão entre o ele e o diferencial traseiro, para uma resposta precisa do acelerador.
O Miata tem na essência, aquilo que hoje, a meu ver, poucos carros têm. O compromisso de agradar a quem o dirige. Não agradar aos críticos de design. Não aos geeks que querem 500 mil ajustes eletrônicos (ele não tem nenhum, nem mesmo o novo ND). Não aos que querem uma compra racional - apesar de ser uma compra racional, pelo preço, performance e propósito. Mas aos que querem se divertir ao volante. O Miata é o famoso carro que você compra e quando vêem, é o carro que dizem "Mas um Miata?", mas na verdade, queriam mesmo é ter um na garagem.
Deixar o trânsito mais feliz e ficar mais feliz no trânsito. Um acesso às massas a um carro esportivo na essência. Acredito serem estas algumas das missões dele. Apesar que uma estrada aberta e num dia ensolarado ser o ideal para um carro destes. Sem pressa. O maior motor hoje disponível é um 2.0 (o maior até hoje) com 158HP. 0-100 em cerca de 7,3s. Pouco menos de um segundo mais rápido que o NA (8,1s). Não espere queimar asfalto com ele, já que este nunca foi seu propósito. Distribuição de peso 50-50, motor dianteiro e tração traseira. Aos que dirigiram dizem que, poucos nesta faixa de preço tem a dirigibilidade dele. Um carro único. E o roadster mais vendido do mundo. Quiçá, o esportivo na essência mais vendido no mundo.
Não a toa que o carro é ganhador de diversos prêmios mundiais, incluindo estar na lista dos carros mais importantes dos últimos 25 anos, o "World Car of the Year" de 2016 entre outros.
Não a toa que o carro é ganhador de diversos prêmios mundiais, incluindo estar na lista dos carros mais importantes dos últimos 25 anos, o "World Car of the Year" de 2016 entre outros.
Esta é com certeza uma compra muito mais por emoção, do que por razão. De uma cabeça nas nuvens, mais que o pé no chão. Apesar de que o dedão do pé ainda está no chão. Não a toa, o MX-5 em 27 anos de produção, atingiu em Abril de 2016 a marca de 1 milhão de unidades produzidas.
Agora ele na escala 1:64 e Made in Malaysia.
Mazda Miata na versão HotWheels e com a clássica cor vermelha. hotwheels.wikia |
Sobre o HotWheels, assim como o seu parente em escala real, ele saiu dos estúdios de design na California, em El Segundo. Seu autor na Mattel foi o lendário Larry Wood. Conhecido por "Mr HotWheels". Foi licenciado em 1990 e estreou na Mainline em 1991, na clássica cor vermelha, interior beige, para-brisa e quebra ventos incolores e as clássicas rodas BW. Possuía detalhes de seta diferenciada, formada pela mesma peça transparente do para-brisas. Curiosidade que esta combinação de cores não é comum no carro real, no NA, apesar da Mazda oferecer o interior beige em combinação com algumas cores, como o verde escuro metálico (British Racing Green). Esta uma série especial, comemorando o sucesso do Mazda na Inglaterra.
Sua base e carroceria foram sempre metálicas. E sempre produzido na Malásia. Tanto carroceria quanto chassis eram, normalmente, pintados.
Sua base e carroceria foram sempre metálicas. E sempre produzido na Malásia. Tanto carroceria quanto chassis eram, normalmente, pintados.
A Mattel produziu o MX-5 de forma intermitente nas coleções anuais, fazendo parte muitas vezes de kits de 5 ou 10 HWs ou de pistas.
Apesar de toda a história do modelo real, seu Final Run foi em 2003, sem nenhum outro substituto. Ele não teve um "Final Run" de fato. Pode ser uma "esperança" de relançamento, mas nada impede que foi o Final Run, já que nas edições de 2003 a 2005 ele não fez parte da série.
Mazda Miata Mainline 1999 - hotwheels.wikia |
Eu tive a sorte de poder repor meu Miata. Retirei ele do blister, algo que hoje me arrependo. Assim como a "customização", pintando os limpadores de para-brisa e pintura das lanternas traseiras e o brake-light. Porém, as fotos e avaliação ficam muito mais fáceis.
O HotWheels está aberto há anos, então, percebe-se alterações na cor do para-brisa e quebra ventos, tornando-se amarelado. Vide a imagem da foto no começo desta seção, como esta peça plástica alterou as cores ao longo dos anos. E juro, a cor era de fato transparente.
Porém, os cromados das rodas estão em muito bom estado. Este HotWheels praticamente ficou guardado e sem rodar no chão - ou seja, usado como brinquedo. Isto com certeza ajudou a conservar o seu estado.
Percebe-se que haviam ainda algumas melhorias técnicas a serem feitas nas matrizes da HotWheels. Há folgas excessivas, na montagem chassis-carroceria, as setas/luzes de posição estão desalinhadas, há algumas emendas mais grosseiras no quarto traseiro e mesmo, umas falhas na matriz na linha de cintura, justamente na junção das peças do chassis e carroceria. Outra coisa que se nota são as rodas para fora da caixa de rodas, ou seja, eixo mais largo que o normal.
Mas, temos que considerar que a matriz é de 1990, ou seja, 26 anos atrás. As tecnologias de confecção mudaram bastante de lá para cá, visto o salto na qualidade dos modelos mais recentes.
O modelo tem bastante detalhes, como ressalto no capô para abrigar o motor e seu comando de válvulas duplo, entradas de ar no para-choque, relevos representando as luzes de posição nas laterais dos para-choques, limpadores de para-brisa, brake light, o bocal do tanque de combustível (um tanto grande), os cortes dos faróis escamoteáveis e as lanternas traseiras. Porém, estes conjuntos estão um quê pequenos em relação ao modelo original. As lanternas poderiam ser, pelo menos o dobro do tamanho e os cortes dos faróis, pelo menos 25% maiores. Faltam, porém, retrovisores, algo que a Mattel se preocupou em reproduzir em alguns modelos posteriores.
O interior é bastante simples, sem muito compromisso com a reprodução da realidade. A alavanca de câmbio é posicionada atrás do local original e um tanto quanto grande. Não há nenhum tipo relevo nos painéis das portas. Nem da capota manual e seu nicho atrás dos bancos. E os bancos poderiam ter o encosto de cabeça mais arredondados, como é o modelo original. Porém, há uma reprodução em relevo do nicho dos difusores de ar centrais, mas apenas a silhueta. Há de se considerar que o interior do MX-5 NA real ser bastante simples, então, nesta escala, não haveria, de fato, muito o que se reproduzir.
As dimensões do Miata NA real:
Entre-eixos: 2265mm
Comprimento: 3950mm
Largura: 1675mm
Altura: 1230mm
O Miata em escala 1:64 teria as seguintes dimensões:
Entre-eixos: 35,4mm
Comprimento: 61,7mm
Largura: 26,2mm
Altura: 19,6mm
As dimensões do modelo, medidos com paquímetro:
Entre-eixos: 39,5mm
Comprimento: 66,5mm
Largura: 27,6mm
Altura: 21,7mm
Peso: 38g
Logo, as dimensões que ele apresenta se aproximam mais de uma escala 1:60, o que não é exatamente um pecado, visto que a Hot Wheels, na Mainline não tem a pretensão de uma reprodução fiel em escala. Até pelo preço que eles são vendidos nos EUA hoje, 2016: menos de USD1,00. Mais exatamente, cerca de USD0,85. Em 1996, era possível comprar HWs por USD0,30.
A pintura não é uniforme, possuindo alguns pontos de melhoria, como pequenas bolhas. Mas não há falhas na cobertura. Esta já é uma das miniaturas com o novo método de pintura da Mattel. Os detalhes impressos neste exemplar têm alguns pequenos pontos desalinhados. Houve uma das sobreposições das faixas que falhou, ficando levemente desalinhada. Porém, no geral, o alinhamento está adequado. Mas a escolha das cores deles em relação à carroceria, deixou-os apagados.
Considerações finais
O modelo era oferecido em pista HotWheels e de velocidade, assim, acredito que ele seria um bom modelo a ter o título de "Track Ace" e quem sabe até um eixo "Faster Than Ever", o famoso eixo com tratamento em níquel e as rodas cor bronze. Tão comuns em 2005/2006 e agora difíceis de achar. Porém, por estas rodas serem de 2005 em diante e o MX-5 com última edição em 2003, ele não chegou a ser candidato a ser equipado com estas rodas.
No mais, na minha opinião, trata-se de um modelo de um carro quase clássico. O que reviveu um dos tipos de carros de entusiastas e fez sê-lo mais acessível, diante de carros de quase centenas de milhares de dólares, porém, sem perder a graça e as delícias de ter um roadster na mão e na garagem. Do cuidado e fidelidade ao seu projeto e propósito nestas quatro gerações e 27 anos de vida.
Apesar das imperfeições na matriz, o veículo é bem reproduzido, até pela intenção dos HotWheels. É visível a melhoria na qualidade das matrizes e pintura ao longo destes anos, então, este é outro ponto a considerar.
Assim, considero que o Mazda Miata é praticamente um "must have" nas coleções de HotWheels. Especialmente aquelas de carros japoneses, carros esporte ou os que reproduzem carros reais. Uma pena ele ter saído de linha a mais de dez anos. Ou, pelo menos, não aparecer em nenhuma coleção da HotWheels neste tempo. A HotWheels ainda faz réplicas de carros da Mazda. Vide o RX-7 Savanna de primeira geração e o RX-3, lançado agora pela HW na série "Car Culture - Japan Historics" . Resta a torcida para uma reedição ou uma nova versão. Quem sabe a ND.
Curiosidades!
O Mazda MX-5 Miata foi também personagem da animação Carros "Cars". Ele foi representado pelas irmãs gêmeas, fãs do Lightning McQueen, Mia e Tia. Ambas da versão NA.
O polêmico apresentador Jeremy Clarkson, odiado por montadoras, adorado pelos fã do Top Gear, fez a seguinte declaração sobre o Mazda MX-5 de terceira geração (NC) em uma avaliação escrita em 2009:
"The fact is that if you want a sports car, the MX-5 is perfect. Nothing on the road will give you better value. Nothing will give you so much fun. The only reason I'm giving it five stars is because I can't give it fourteen"
Matéria completa: http://mx5roadster.org/clarkson/
Em tradução livre: "A verdade é que se você quer um carro esportivo, o MX-5 é perfeito. Nada nas ruas te dará mais valor. Nada te dará tanta diversão. A única razão pela qual eu dou cinco estrelas é porque não posso dar quatorze". Ele se apaixonou pelo carro.
Assim como Richard Hammond na apresentação do NC (T07E6) e na primeira avaliação dele, correndo inclusive contra um Greyhound numa pista de corrida de cachorros. Detalhe que o cachorro,valia mais em dinheiro que o próprio Mazda. Era cerca de £25.000 a avaliação do cachorro. E o Mazda, £18.900 em 2005, no lançamento.
Trecho do episódio 6 da 7ª Temporada do Top Gear - Via Youtube - Canal Top Gear.
E uma pequena história do MX-5, contada por ninguém menos que dois dos responsáveis pelo projeto, na Mazda dos EUA. Tom Matano e Bob Hall. E narrada por Jay Leno, uma das maiores autoridades em carros nos EUA.
Um abraço!
Domo, arigatou!
Fontes:
http://www.carscoops.com
http://gearpatrol.com
http://mx5roadster.org
https://www.pinterest.com/pin/501236633506148866/
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Visão 3/4 dianteira do MX-5 HotWheels Mainline 1999 |
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Visão 3/4 traseira do MX-5 HotWheels Mainline 1999 |
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Interior do MX-5 HotWheels Mainline 1999 |
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Chassis do MX-5 |
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Lateral do MX-5 |
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Topo/dianteira do MX-5 |
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Detalhe do 3/4 traseiro do MX-5 |
Porém, os cromados das rodas estão em muito bom estado. Este HotWheels praticamente ficou guardado e sem rodar no chão - ou seja, usado como brinquedo. Isto com certeza ajudou a conservar o seu estado.
Percebe-se que haviam ainda algumas melhorias técnicas a serem feitas nas matrizes da HotWheels. Há folgas excessivas, na montagem chassis-carroceria, as setas/luzes de posição estão desalinhadas, há algumas emendas mais grosseiras no quarto traseiro e mesmo, umas falhas na matriz na linha de cintura, justamente na junção das peças do chassis e carroceria. Outra coisa que se nota são as rodas para fora da caixa de rodas, ou seja, eixo mais largo que o normal.
Mas, temos que considerar que a matriz é de 1990, ou seja, 26 anos atrás. As tecnologias de confecção mudaram bastante de lá para cá, visto o salto na qualidade dos modelos mais recentes.
O modelo tem bastante detalhes, como ressalto no capô para abrigar o motor e seu comando de válvulas duplo, entradas de ar no para-choque, relevos representando as luzes de posição nas laterais dos para-choques, limpadores de para-brisa, brake light, o bocal do tanque de combustível (um tanto grande), os cortes dos faróis escamoteáveis e as lanternas traseiras. Porém, estes conjuntos estão um quê pequenos em relação ao modelo original. As lanternas poderiam ser, pelo menos o dobro do tamanho e os cortes dos faróis, pelo menos 25% maiores. Faltam, porém, retrovisores, algo que a Mattel se preocupou em reproduzir em alguns modelos posteriores.
O interior é bastante simples, sem muito compromisso com a reprodução da realidade. A alavanca de câmbio é posicionada atrás do local original e um tanto quanto grande. Não há nenhum tipo relevo nos painéis das portas. Nem da capota manual e seu nicho atrás dos bancos. E os bancos poderiam ter o encosto de cabeça mais arredondados, como é o modelo original. Porém, há uma reprodução em relevo do nicho dos difusores de ar centrais, mas apenas a silhueta. Há de se considerar que o interior do MX-5 NA real ser bastante simples, então, nesta escala, não haveria, de fato, muito o que se reproduzir.
As dimensões do Miata NA real:
Entre-eixos: 2265mm
Comprimento: 3950mm
Largura: 1675mm
Altura: 1230mm
O Miata em escala 1:64 teria as seguintes dimensões:
Entre-eixos: 35,4mm
Comprimento: 61,7mm
Largura: 26,2mm
Altura: 19,6mm
As dimensões do modelo, medidos com paquímetro:
Entre-eixos: 39,5mm
Comprimento: 66,5mm
Largura: 27,6mm
Altura: 21,7mm
Peso: 38g
Logo, as dimensões que ele apresenta se aproximam mais de uma escala 1:60, o que não é exatamente um pecado, visto que a Hot Wheels, na Mainline não tem a pretensão de uma reprodução fiel em escala. Até pelo preço que eles são vendidos nos EUA hoje, 2016: menos de USD1,00. Mais exatamente, cerca de USD0,85. Em 1996, era possível comprar HWs por USD0,30.
A pintura não é uniforme, possuindo alguns pontos de melhoria, como pequenas bolhas. Mas não há falhas na cobertura. Esta já é uma das miniaturas com o novo método de pintura da Mattel. Os detalhes impressos neste exemplar têm alguns pequenos pontos desalinhados. Houve uma das sobreposições das faixas que falhou, ficando levemente desalinhada. Porém, no geral, o alinhamento está adequado. Mas a escolha das cores deles em relação à carroceria, deixou-os apagados.
Considerações finais
O modelo era oferecido em pista HotWheels e de velocidade, assim, acredito que ele seria um bom modelo a ter o título de "Track Ace" e quem sabe até um eixo "Faster Than Ever", o famoso eixo com tratamento em níquel e as rodas cor bronze. Tão comuns em 2005/2006 e agora difíceis de achar. Porém, por estas rodas serem de 2005 em diante e o MX-5 com última edição em 2003, ele não chegou a ser candidato a ser equipado com estas rodas.
No mais, na minha opinião, trata-se de um modelo de um carro quase clássico. O que reviveu um dos tipos de carros de entusiastas e fez sê-lo mais acessível, diante de carros de quase centenas de milhares de dólares, porém, sem perder a graça e as delícias de ter um roadster na mão e na garagem. Do cuidado e fidelidade ao seu projeto e propósito nestas quatro gerações e 27 anos de vida.
Apesar das imperfeições na matriz, o veículo é bem reproduzido, até pela intenção dos HotWheels. É visível a melhoria na qualidade das matrizes e pintura ao longo destes anos, então, este é outro ponto a considerar.
Assim, considero que o Mazda Miata é praticamente um "must have" nas coleções de HotWheels. Especialmente aquelas de carros japoneses, carros esporte ou os que reproduzem carros reais. Uma pena ele ter saído de linha a mais de dez anos. Ou, pelo menos, não aparecer em nenhuma coleção da HotWheels neste tempo. A HotWheels ainda faz réplicas de carros da Mazda. Vide o RX-7 Savanna de primeira geração e o RX-3, lançado agora pela HW na série "Car Culture - Japan Historics" . Resta a torcida para uma reedição ou uma nova versão. Quem sabe a ND.
Curiosidades!
O Mazda MX-5 Miata foi também personagem da animação Carros "Cars". Ele foi representado pelas irmãs gêmeas, fãs do Lightning McQueen, Mia e Tia. Ambas da versão NA.
![]() |
Mia and Tia - worldofcars.wikia |
O polêmico apresentador Jeremy Clarkson, odiado por montadoras, adorado pelos fã do Top Gear, fez a seguinte declaração sobre o Mazda MX-5 de terceira geração (NC) em uma avaliação escrita em 2009:
"The fact is that if you want a sports car, the MX-5 is perfect. Nothing on the road will give you better value. Nothing will give you so much fun. The only reason I'm giving it five stars is because I can't give it fourteen"
Matéria completa: http://mx5roadster.org/clarkson/
Em tradução livre: "A verdade é que se você quer um carro esportivo, o MX-5 é perfeito. Nada nas ruas te dará mais valor. Nada te dará tanta diversão. A única razão pela qual eu dou cinco estrelas é porque não posso dar quatorze". Ele se apaixonou pelo carro.
Assim como Richard Hammond na apresentação do NC (T07E6) e na primeira avaliação dele, correndo inclusive contra um Greyhound numa pista de corrida de cachorros. Detalhe que o cachorro,valia mais em dinheiro que o próprio Mazda. Era cerca de £25.000 a avaliação do cachorro. E o Mazda, £18.900 em 2005, no lançamento.
Trecho do episódio 6 da 7ª Temporada do Top Gear - Via Youtube - Canal Top Gear.
E uma pequena história do MX-5, contada por ninguém menos que dois dos responsáveis pelo projeto, na Mazda dos EUA. Tom Matano e Bob Hall. E narrada por Jay Leno, uma das maiores autoridades em carros nos EUA.
Um abraço!
Domo, arigatou!
Fontes:
http://www.carscoops.com
http://gearpatrol.com
http://mx5roadster.org
https://www.pinterest.com/pin/501236633506148866/
http://www.topgear.com/car-reviews/mazda/mx-5
https://www.youtube.com/watch?v=VM8ArZ3o8qE
http://www.topgear.com/car-news/new-york-motor-show/mazda-mx-5-2016-world-car-year
https://www.youtube.com/watch?v=VM8ArZ3o8qE
http://www.topgear.com/car-news/new-york-motor-show/mazda-mx-5-2016-world-car-year