Tyrrell P34 - "Six Wheeler"
Tyrrell P34 em exposição nos dias atuais www.wikipedia.org |
Este creio ser um dos ícones tanto da Formula 1 quanto dos colecionadores de HotWheels. Trata-se do famoso Tyrrell P34, projetado por Derek Gardner. Um dos poucos carros de Formula 1 que de fato foi as pistas que tiveram 6 rodas. Este curioso modelo estreou no GP da Espanha de 1976, o quarto do campeonato daquele ano. A ideia da Tyrrell era o de reduzir o arrasto causado pelo impacto do ar numa área frontal maior, devido aos pneus grandes dianteiros. Por isto, adotou um esquema de dois eixos em tandem, suportados por dois pares de pneus aro 10" e suspensão double wishbone (popularizada no Brasil pelo Honda Civic).
O motor do P34 de 1976 era um Ford-Cosworth V8 3.0 acoplado a um câmbio manual Hewland de 5 marchas.
Houve mais uma curiosidade com este modelo. No GP da Espanha de 1976, um dos carros era o modelo anterior, o 007, que foi pilotado pelo sul africano Jody Scheckter e o P34 foi pilotado pelo francês Patrick Depailler. O carro não terminou por superaquecimento dos freios. No GP seguinte, da Bélgica em Zolder (Spa Francorchamps somente voltaria aos calendários em 1983) os dois pilotos tinham em mãos o P34. Desta vez, Jody Scheckter terminaria em 4º lugar. E Patrick Depailler não completou a prova.
![]() |
Jody Scheckter em 1976 no Tyrrell P34 project34.co.uk |
O único triunfo do P34 veio no GP da Suécia de 1976, nas mãos do piloto sul africano. E com direito a dobradinha, com o piloto francês em segundo lugar. O P34 ainda obteve outros 7 segundos lugares neste ano. Porém, mais nenhuma vitória.
![]() |
Tyrrell P34 - 1976 project34.co.uk |
![]() |
Tyrrell P34B - 1977 Project34.co.uk |
Um dos pecados desta série foi a de todos os carros possuírem a mesma matriz, ou seja, apenas a pintura mudava, apesar das diferenças das Scuderias e seus carros. A série foi produzida em anos intermitentes, sendo seu "final run" em 2007, apenas com a Ferrari. Passaram pela série a Renault e a sua bonita pintura azul e amarela, da época de Fernando Alonso e a Jaguar. Curiosamente, nenhuma das companhias tabagistas eram reproduzidas nas pinturas. A Benson & Hedges da Jordan virou, por exemplo, Ben on Edge (que de fato foi adotada na pintura por alguns poucos GPs), com censuras de algumas letras. Ou era simplesmente omitida. Mas estavam lá, Petrobrás, Vodafone, Shell, HP/Compaq, DHL, HSBC, Elf, Renault e por aí vai.
A miniatura da Tyrell P34, foi oferecida na pela primeira vez na Mainline em 2010, como Premiére ou New Models e em 2012 como Treasure Hunt. Em todos os anos utilizou-se das rodas 5SP e na dianteira, as micro 5SP. Em todas elas, oferecidas no modelo "Circa 1976" com o motor sem carenagem e sem "air intake" especiais. Ou seja, o P34 das primeiras corridas.
A matriz em si, é razoavelmente detalhada, considerando a complexidade dos modelos de Formula 1 e mesmo, a escala da reprodução. Há a reprodução de elementos aerodinâmicos, tomadas de ar, radiador, santo-antônio e do motor Ford/Cosworth que equipa o modelo. Há tentativa de reprodução da suspensão dianteira e traseira, sendo no chassis, em relexo. O motor é reproduzido em metal, sem pintura. O chassis é plástico, assim como o piloto posicionado no cockpit e a carenagem é metálica.
Infelizmente, o nível de detalhe da matriz não é reproduzida na pintura. O azul clássico foi mantido, mas os patrocínios, com exceção da GoodYear não foram reproduzidos. A HotWheels representou o carro pilotado por Jody Scheckter, o número 3 na Mainline 2010.
A outra variante, na cor branca, nos faz lembrar da pintura de 1977 do P34B, com o patrocínio do Banco americano First National City (que hoje é o conhecido Citibank). Porém, em nada aproxima deste esquema de pintura, sendo apenas uma mera variação e layout dos decais da pintura azul. Esta poderia até ser uma base para alguma customização, quem sabe, até de detalhar bastante a pintura original e mesmo, fazer a variante do piloto Patrick Depailler.
![]() |
www.hotwheelsbr.com |
A pintura do Treasure Hunt de 2012, apesar de possuir até patrocínios - Goodyear e Champion, não foi oficialmente adotada em competições. Seria uma pintura muito bonita no carro de verdade.
A HotWheels ainda disponibilizou o modelo na série "Flying Customs" de 2013, numa pintura preta. Esta série é fora da Mainline.
![]() |
Mercado Livre |
Seria bastante interessante um relançamento deste Tyrrell, visto a sua peculiaridade e também o seu histórico. Não digo que falta lançamentos interessantes, mas foi surpreendente um lançamento de uma miniatura deste tipo, visto que o público americano não é fã de Formula 1 e pelo que percebo, a Europa não é um grande mercado consumidor de HotWheels. A Mattel já havia feito réplicas de carros da Formula Indy (Formula CART) e há um tempo, estão devendo de oferecer novamente algo assim na Mainline. Mas dizer que, encontrar este Tyrrell, de surpresa, nas lojas foi muito interessante.
Os meus exemplares foram encontrados em lojas comuns, o P34 de 2010 encontrei num supermercado. O TH de 2012, um deles, comprei via eBay, veio em um kit de HWs temáticos. O outro, o primeiro que comprei, agora não me recordo. Mas, dada a curiosidade do modelo, tanto por ser um First Edition e depois, um Treasure Hunt - diga-se de passagem, do último ano da "série TH", esta miniatura era difícil de ser encontrada.
Fontes:
http://www.hotwheelsbr.com/Grand-Prix/Formula-1.htm
https://en.wikipedia.org/wiki/Tyrrell_P34
http://www.project34.co.uk/
http://www.project34.co.uk/index.php/template/part-1-time-to-think-different-3
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Tyrrell_P34
Um abraço!
Claudio