Boa noite pessoal!
Vou começar o blog com o carro que por fim, inspirou este blog. Um amigo enviou um link de um video sobre o novo Acura NSX. E teci alguns comentários sobre o primeiro NSX, de 1989/1990 e o atual. E meus amigos gostaram e sugeriram de eu escrever algo sobre.
Imagem: Blog MotorTrend
Vamos lá. Basicamente vou reproduzir o que escrever a eles.
O Honda NSX para mim será eternamente um carro lendário. Ele não foi o primeiro a utilizar comando de válvulas variável. Mas mostrou ao mundo do que ela é capaz e ajudou a popularizar esta tecnologia. Não foi o primeiro a utilizar-se de alumínio na sua construção. Mas deu novo sentido ao uso deste material na construção automotiva. E demonstrou na prática. Sua carroceria pesava apenas 240kg, já com toda a chaparia acoplada (portas, capô e tampa do cofre do motor). Também não foi o primeiro carro de rua com acerto de pilotos de Formula 1 (Satoru Nakajima, Ayrton Senna e também Bobby Rahal). Mas criou um novo vínculo entre o piloto e montadora e mesmo de um povo e o piloto. Na história mais romântica, que é a que manterei aqui, Senna tornou-se apaixonado pela Honda e os japoneses tiveram o Senna como um ídolo, já que a parceria Honda-Senna rendeu-lhe os três campeonatos mundiais. Não esquecendo da dobradinha da McLaren com Prost-Senna de 1989, apesar de todos os pesares. Ou seja, McLaren-Honda foram tetra campeões consecutivos.
Imagem: Chipsaway
E tampouco foi o primeiro carro esportivo japonês, mas ajudou a colocar os carros japoneses no patamar dos respeitados no mundo.
O desempenho dele, no início, não foi dos melhores. Apesar dos ajustes de suspensão, estrutura e do seu motor, um V6 3.0 de 280 cv em alumínio, montado em posição transversal e central (entre-eixos). A época era um dos motores mais modernos do mundo. Porém, modificações de componentes do motor, fizeram-no chegar a 8000 RPM, ganhando torque. E mudanças nas relações de marcha, que eram criticadas por mais contemplarem conforto que desempenho, adicionadas a novo desenho de suspensão, fazendo a carroceria mais rígida. Tudo isto para diminuir a rolagem e o consequente destracionamento das rodas traseiras. Estas mudanças deram desempenho e novo fôlego ao NSX e fizeram-no ganhar o apelido que perduraria por anos: A Ferrari japonesa. A propósito, o NSX, a época, peitou os tradicionais esportivos. Na época do projeto, a Honda visava a Ferrari 328. Na época do seu lançamento, a Ferrari contava com modelos como recém lançada F348 e a criticada Ferrari Mondial. Estas o NSX chegava próximo ou mesmo superava. Porém, a Ferrari, a época, tinha lendários modelos, como a Testarossa e a F40, que dispensam quaisquer comentários.
Segundo o vídeo que assisti, o novo super esportivo adotou as novas tecnologias modernas. Modo de condução controlado por computadores, passou a contar com três motores elétricos e um motor a combustão 3.5 V6 turbo, sendo, portanto, um modelo híbrido. Possui também um sistema de tração vetorial, ou seja, as rodas dianteiras, tocadas cada um por um motor elétrico, a fim de ajudar a condução, fariam esforços diferenciados. Além de câmbio sequencial, som premium e tudo mais que os esportivos modernos fazem uso para agradar aos fãs de carros. Ou quase todos. O carro virou um "drive by-wire" quase de fato.
O desempenho dele, no início, não foi dos melhores. Apesar dos ajustes de suspensão, estrutura e do seu motor, um V6 3.0 de 280 cv em alumínio, montado em posição transversal e central (entre-eixos). A época era um dos motores mais modernos do mundo. Porém, modificações de componentes do motor, fizeram-no chegar a 8000 RPM, ganhando torque. E mudanças nas relações de marcha, que eram criticadas por mais contemplarem conforto que desempenho, adicionadas a novo desenho de suspensão, fazendo a carroceria mais rígida. Tudo isto para diminuir a rolagem e o consequente destracionamento das rodas traseiras. Estas mudanças deram desempenho e novo fôlego ao NSX e fizeram-no ganhar o apelido que perduraria por anos: A Ferrari japonesa. A propósito, o NSX, a época, peitou os tradicionais esportivos. Na época do projeto, a Honda visava a Ferrari 328. Na época do seu lançamento, a Ferrari contava com modelos como recém lançada F348 e a criticada Ferrari Mondial. Estas o NSX chegava próximo ou mesmo superava. Porém, a Ferrari, a época, tinha lendários modelos, como a Testarossa e a F40, que dispensam quaisquer comentários.
Segundo o vídeo que assisti, o novo super esportivo adotou as novas tecnologias modernas. Modo de condução controlado por computadores, passou a contar com três motores elétricos e um motor a combustão 3.5 V6 turbo, sendo, portanto, um modelo híbrido. Possui também um sistema de tração vetorial, ou seja, as rodas dianteiras, tocadas cada um por um motor elétrico, a fim de ajudar a condução, fariam esforços diferenciados. Além de câmbio sequencial, som premium e tudo mais que os esportivos modernos fazem uso para agradar aos fãs de carros. Ou quase todos. O carro virou um "drive by-wire" quase de fato.
A ideia da Honda, seria a de fazer um supercarro para o dia a dia. Porém, de acordo com o próprio vídeo, o excesso de racionalidade dos engenheiros da Honda acaba por permear no projeto do carro, fazendo com que o motorista vire de fato um motorista. O carro virou um video-game. A velha interação piloto-carro, presente e fortemente no antigo NSX, perdeu-se. Nada mais do câmbio manual de cinco ou seis marchas. Nada mais de somente tração traseira. Aliás, as tecnologias hoje, em nome da racionalidade e consumo de combustível, fez com que força bruta e "porra-louquisse" se perdeseem. Nada de carros muito barulhentos, fazendo quase litros por quilômetro. Da briga com o volante, hoje o ESP, controle de frenagem e isto e aquilo vão te segurar. Além do mais - confessem!! - quem gostaria de ter um supercarro para dirigir no dia a dia? Creio que dirigir uma Lamborghini Huracán seja muito bom, mas dirigir todos os dias, nas ruas? Imagina ela presa no congestionamento da Marginal Tietê, as 18h de sexta feira...
E tenho que confessar, claro, compraria um carro híbrido. Sou fã de carteirinha do Porsche 918 - o primeiro superesportivo híbrido. Mas compraria um híbrido para o dia a dia. Para a diversão, nada como um bom V6, V8 ou quem sabe V10 e V12. Um 5 linhas turbo (Ahhh a Audi RS2) já seria de muito bom tamanho.
E voltando aos HotWheels, a HotWheels lançou para a mainline 2015 o '90 Acura NSX. Dizer até que foi tardio este lançamento. Não sei se por questões de trademark, estratégica, enfim. Outras versões do NSX foram lançadas em anos anteriores. Curiosamente, os dois protótipos do que seriam os futuros NSX, o Acura HSC e o NSX 2012 Concept, foram lançados antes mesmo do NSX original, de 1990. E a Mattel sempre se referenciou ao modelo como Acura, visto que é sob esta marca, da divisão de luxo da Honda, que ele é comercializado nos EUA, terra da Mattel. Abaixo, em ordem cronológica de aparecimento dos modelos na mainline da HotWheels.
2005 - Acura HSC Concept (apresentação: 2003)
Wikia - HotWheels
2008 - Acura NSX, porém, de competição Super GT do Japão (visual dos anos 2000). Designer: Kevin Cao
Wikia - HotWheels
2012 - '12 Acura NSX Concept (apresentação: 2012)
Wikia - HotWheels
2015 - '90 Acura NSX (apresentação: 1989) - Designer: Ryu Asada
Wikia - HotWheels
2016 - '17 Acura NSX (apresentação: 2015).
Wikia - HotWheels
Em linhas gerais, a família NSX está toda representada em miniaturas HotWheels. Inclusive algumas ganhando as famosas versões "super", com acabamento e pintura diferenciados e as rodas especiais, com pneus de borracha, como o '90 Acura NSX de 2016, da série Then and Now.
Sem esquecer, o vídeo que comentei.
Caso queiram comprar um '90 Acura NSX, vermelho em HotWheels, tenho um a venda, em um kit com 10 HW's, por R$73,00 com frete para Centro Oeste, Sudeste e Sul.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-762691817-baixei-kit-de-10-hotwheels-na-embalagem-frete-gratis-_JM
Imagem: Claudio
Fontes:
http://bestcars.uol.com.br/cpassado3/honda-nsx-1.htm
https://en.wikipedia.org/wiki/Ayrton_Senna
https://en.wikipedia.org/wiki/1989_Formula_One_season
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Category:Acura_Cars
http://www.chipsaway.com.br/conheca-o-honda-nsx-o-carro-pensando-pelo-senna
http://www.motortrend.com/news/acura-nsx-through-the-years
Abraços!!
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