quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

'81 DeLorean DMC-12

E aí pessoal!!

Hoje escrevo sobre mais um astro do cinema. Não é novidade um carro que é sucesso no cinema, a ponto de virar um astro. Diga-se de Herbie, do "Se meu Fusca falasse" Love Bug. O o Ecto 1 do "Caça Fantasmas" Ghostbusters. Mystery Machine do Scooby Doo, a van GMC do A-Team, o KITT do Supermáquina, o Mustang guiado por Steve McQueen em Bullit, o sinistro Peterbilt Series 2 do Duel, o ônibus GM New Look do Velocidade Máxima Speed de 1994, os Batmóveis, os Aston Martins do 007... Enfim, posso passar o resto do post somente listando os carros, caminhões e o que seja que foram quase protagonistas. Mas, quero comentar de um carro que fez mais sucesso nos cinemas do que na vida real.

É o De Lorean DMC-12. Que 99% das pessoas que ouviram falar do carro, ouviram falar como a "Time Machine" do Dr. Emmett Brown. Muitos também conhecem apenas pelo nome da marca, De Lorean, mas o modelo chama-se DMC-12.

O DeLorean DMC-12 - Fonte: Wikipedia
O Time Machine no "Back to the Future" - fonte: dailymail.co.uk


Como nasceu o DMC-12?

A história do DMC-12 confunde-se muito com a da própria DeLorean. Uma das razões é a do DMC-12 ser o único modelo produzido pela empresa. E a outra, da forma como desenrolou e mesmo, veio a bancarrota.

O DMC-12 nasceu do sonho do engenheiro e ex-executivo da GM, John Zachary DeLorean. DeLorean foi um dos chefes de projeto de carros consagrados, como o Pontiac GTO, Firebird, GrandPrix e dos Chevrolet Nova e o Vega. Chegou a chefia da Chevrolet, a marca de volume da GM.

Com pouco menos de 50 anos, em 1973, deixou a GM e fundou a sua própria fabricante de carros, a DeLorean. Com aportes de diversos investidores, capitalizou cerca de USD200 milhões para abrir sua fábrica em Dunmurry, subúrbios de West Belfast, na Irlanda do Norte. Inicialmente, a fábrica seria em Porto Rico, mas o governo da Irlanda do Norte ofereceu um aporte de £100 milhões para que a fábrica se situasse no país.

John Zachary DeLorean ao lado de sua criação - Fonte: Dailymail.co.uk


Em 1976, o primeiro protótipo do DMC-12 foi apresentado ao público, da forma que conhecemos. O carro bradava que a revolução dos transportes havia chegado. Portas asa de gaivota (um recurso já mostrado pelo Mercedes 300SL "Gullwing" de 1955). Estrutura do carro em fibra de vidro com um chassis tipo espinha dorsal em aço. E toda a chaparia do carro com placas de aço inox, numa época que o aço carbono utilizado na fabricação de automóveis era de baixa qualidade e não era difícil ver carros relativamente novos com buracos de ferrugem em suas latarias. Dispensava pintura, mas era um terror lavar, limpar e executar eventuais funilarias.

O DMC-12 tá de portas abertas... Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Gull_wings.jpg
O mecanismo da porta asa de gaivota incluiu uma grande empresa do mundo aeroespacial, a Grumman (hoje, Northrop-Grumman, fabricante dos lendários felinos de guerra como o F-14 Tomcat, F6F Hellcat e mesmo dos Mallards e Hawkeye). Uma barra e torção moldada e tensionada em criogenia e suportada por um tirante pneumático - quase que, um amortecedor de tampão de porta-malas de carros hatchback ou peruas.

Interior do DMC12 - Fonte: Wikipedia

O projeto envolveu nomes de peso na indústria automobilística. Além do próprio DeLorean, Giorgetto Giugiaro assinou o projeto. E Colin Chapman, o fundador da Lotus, refez boa parte da engenharia, inclusive a do chassis, adotando algo semelhante ao do Louts Esprit. Um chassis de aço em formato de "Y". A concepção, um coupé esportivo, dois lugares, motor e tração traseiros. Para os solteirões que chegaram lá. O carro foi anunciado com o preço inicial de USD25mil. Ou USD65mil nos valores de 2015. Hoje, os USD65mil seriam o dobro de um BMW série 3 de entrada nos EUA. Ou de uma BMW M3. Ou três Toyotas Corollas XLE (top de linha nos EUA) - preços de 26-10-2016 nos sites dos fabricantes.

Chassis com motor. Fonte: http://www.noroads.com/delorean/3281

Vista traseira do chassis sem motor. Fonte: http://www.noroads.com/delorean

Desde sua fundação até o primeiro carro, passaram-se oito anos. Os planos eram de início de produção em 1979. Mas, por problemas de engenharia e de finanças, apenas  em 1981, o primeiro DMC-12 deixou a fábrica.

O coração do DMC-12 é um motor Peugeot/Renault/Volvo 2.8 V6. O motor era chamado PRV. Ele era originalmente o motor do Renault 30, mas modificado a pedido da DMC. Ele era equipado com injeção eletrônica Bosch Jetronic (a mesma família da injeção do contemporâneo Audi Quattro). Apesar da litragem alta e da pompa de ser um motor em V, ele rendia somente 145hps. E poderia ter câmbio manual de 5 marchas ou automático de 3 marchas. Esse powertrain era produzido pela Renault na França.

Cofre do motor do DMC12 - Fonte: http://deloreantech.wikia.com/wiki/File:Delorean_Engine_Bay-2749.jpg
Motor PRV do DeLorean removido. Um monstrengo de grande. Porém, 145cv saíam dele. Fonte: http://www.noroads.com/ 

As revistas na época, como a MotorTrend, o avaliaram como um carro lento, para as pretensões de ser um GT e mesmo um esportivo. Acelerava de 0-60mph em 10.5 segundos. Seus concorrentes faziam cerca de 2 segundos a menos. Apesar de toda a pompa e do público alvo refinado, o carro tinha inúmeros problemas, de um carro de início de produção. Como as tão aclamadas portas asa de gaivota suspensas por um frágil amortecedor. Não raro a porta cedia pelo amortecedor não aguentar o peso das portas. Falha de vedação, fiações complicadas e uma infinidade de outras falhas de um primeiro modelo, de uma montadora iniciante.

E como contraponto de tantas aclamadas inovações, o DMC-12 nasceu já obsoleto. O motor era um dos itens mais criticados, sendo considerado muito fraco para o carro. Haviam itens de design um tanto anos 70, como a persiana na janela traseira e as lanternas traseiras em pequenos módulos, por exemplo, o Pontiac TransAm utilizou-se de lanternas semelhantes na metade dos anos 1970.

Dizer que, em termos de futuro, o design do DMC-12 está já bem ultrapassado. Diria que nem conseguiria se passar como um carro dos anos 1990. A começar até pelos faróis dianteiros, divididos em dois elementos, arranjados dois a dois, com lentes de vidro. Cara de carro dos anos 1980, não? Para-choques semi envolventes e destacados da carroceria. Um dos últimos carros brasileiros com para-choques não exatamente integrados à carroceria foi o Fiat Mille. Da década de 1980. Acho que podemos parar por aqui.

Vista traseira do DeLorean. Fonte: http://classiccarsdriven.com/delorean-dmc-12

Após acumular dívidas de USD37milhões, ter seu fundador John DeLorean preso acusado de tráfico de drogas e produzir cerca de 8700 unidades, a DeLorean fechou as portas no início de 1983. Muito pela crise do setor automobilístico americano. Mas a (má) fama conquistada pelo carro também foi fator contribuinte. A ponto de estar em algumas listas de "piores carros do mundo". Por exemplo, aqui: http://www.carophile.org/the-worst-cars-of-all-time

Uma segunda chance?

Muito devido à sua aparição na trilogia "De Volta para o Futuro", o DeLorean arrebanhou uma legião de fãs, mundo afora. A revista americana Road and Track inclusive o listou entre os dez carros mais legais do mundo que "morreram" antes de atingir seu real sucesso. (Detalhe, antes não tinha comentado algo como, ele estar na lista dos piores carros do mundo?).  Legais, não melhores. Talvez, injustiçados. O carro virou "cult", mas isto não melhorou sua performance ou fez as portas pararem de cair na cabeça dos seus donos.

Os clamores foram ouvidos. E "oficialmente" a fabricação do DMC-12 está na sua 2ª reencarnação. Uma empresa do Texas comprou os direitos de produção, imagem e nomes da viúva de John DeLorean, após um processo que se arrastou por mais de cinco anos. A produção, após vários atrasos, está prevista para 2017. Pretendem produzir cerca de 350 carros em seis anos, graças a uma lei nos EUA, aprovada recentemente, de veículos de baixo volume de produção. Porém, eles devem cumprir com as leis contemporâneas de emissões.

Inicialmente, será apenas um DMC-12 por mês, aumentando a produção para um por semana. Ou seja, de 4 a 5 por mês.

Esta empresa produzirá os veículos a partir do antigo estoque de peças da primeira DMC. E atualmente a empresa restaura e fornece peças para os DMC-12 rodando mundo afora. A idéia é inclusive produzir uma versão elétrica. Os exemplares restaurados custam em torno de USD65mil. Já as réplicas construídas do zero, custarão cerca de USD100mil.

Já há um formulário online para declaração de interesse no modelo. Topas?


O '81 DeLorean DMC-12 da Mattel.

A miniatura do DMC-12 foi lançada em 2010, na mainline. Em duas cores: a prata, clássica e a dourada, já comentada. Desde então, apareceu em outros anos, tanto como o DMC-12 como as versões da Time Machine. Em 2011, a Time Machine com as rodas em modo "rodar nas ruas" e a corrida para atingir as famosas 88mph para viajar no tempo, foi lançada na Mainline. Em 2015 foi a vez da Time Machine "Hover Mode", modo de voo.








As vistas da miniatura da HotWheels.


Os três foram projetados por Manson Cheung. Diz-se que ele é um grande fã do DeLorean e do "De volta para o futuro". Houve outras variantes para a Mainline, como a de portas abertas, limitada a 4000 unidades. Esta, um grande retrabalho sobre o molde original do DMC da HotWheels. Esta foi lançada na linha Collectors e tinha um grande nível de detalhamento e o máximo de fidelidade em relação ao real. O objetivo era fazer uma miniatura "definitiva" do DMC-12 para a Mattel.

A miniatura analisada é uma Mainline 2010, do ano de lançamento, prata. Além desta, neste ano, na Mainline, foram oferecidas nas cores dourada e preta.

As dimensões do DeLorean real são as seguintes:

Comprimento: 4216mm
Largura: 1857mm
Altura: 1140mm
Entreeixos: 2413mm

O DMC12 em escala 1:64 teria as seguintes dimensões:
C: 65,8mm
L: 29mm
A: 17,8mm
E: 37,7mm

A miniatura da HotWheels tem as seguintes dimensões:
C: 70,8mm (1:59)
L: 30,5mm (1:61)
A: 20,7mm (1:55)
E: 41,3mm (1:58)

Nestas dimensões, o DeLorean da HotWheels se aproxima mais da escala 1:60. Se as dimensões não são tão regulares, não acredito que o mesmo pode ser dito do nível de detalhes.

A mainline 2010 foi considerada uma das melhores nos últimos anos, entre os apreciadores e colecionadores. Pelo realismo e qualidade dos moldes e o esmero com detalhes das miniaturas. Pintura de luzes, emblemas entre outros. Porém, estamos dizendo de uma miniatura, com foco em produção em larga escala e não de uma réplica.

O DMC-12 da HotWheels não é diferente. Percebe-se o casting de boa qualidade, sem emendas aparentes. Além de detalhes, como a portinhola de combustível no capô (presente nos primeiros modelos e depois abolido nos modelos 1982/1983). Além dos recortes das portas asa de gaivota, entradas de ar do motor, na coluna B e base da coluna C. A Mattel preocupou-se em reproduzir também os relevo do recorte nas janelas laterais, uma vez que não era todo o vidro que abria. As únicas ausências mais notáveis são a dos retrovisores e dos limpadores de para brisas.

Detalhes do DMC12 da HotWheels
Esta mini ainda tem um detalhe interessante: a tampa do compartimento do motor, feita em plástico preto, abre. revelando, infelizmente, apenas a cobertura do motor. Mas é algo sempre bem vindo nestas miniaturas. Confesso que, até me mostrarem isto um dia em um encontro de colecionadores, não desconfiava que o cofre do motor abria.

Com a tampa traseira aberta, revelando detalhes do interior.
Vista do capô. Note a portinhola de combustível na parte esquerda do capô.
No quesito pintura, o meu exemplar é um prata, tentando reproduzir os painéis de aço inox escovado sem pintura do modelo original. Possui detalhes até acima da média da HotWheels, como luzes traseiras em três cores e ainda respeitando o layout do modelo original, luzes laterais, frisos, reprodução da grade dianteira e do parachoque preto como pinturas, não como parte do interior ou chassis, como é comum. E ainda, com uma reprodução do baixo relevo "DeLorean" no parachoque traseiro e o DMC na dianteira como no veículo real. Além das pinturas das entradas de ar do motor pretas. O único pecado, a meu ver, foi de alguns destes detalhes estarem tortos. Porém, o modelo já está acima da média neste quesito.

As rodas do modelo são do mesmo tamanho - na realidade, usava aro 14" na dianteira e aro 15" na traseira. Porém, caso seguisse as rodas padrão da HotWheels, creio que ficaria desproporcional e perderia a fidelidade. E utilizaram nesta miniatura, as rodas 10SP (dez raios), prateada. Na miniatura dourada, a roda foi dourada. A10SP prateada foi a mais utilizada nos DMC-12 da mainline, sendo ainda utilizadas as 5SP e a "borrachuda" TRR no Super THunt.

Conclusão:

O DMC-12 a meu ver, estreou muito bem na linha HotWheels, com um molde bem feito, bem detalhado e ainda com séries especiais fora da Mainline. Incluindo uma com as portas asa de gaivota funcionais. Sem contar ainda a Time Machine do "De volta para o futuro".  Assim como no carro real, muito do carisma deste modelo, creio ter vindo do seu uso no filme e o encanto de toda uma geração. Porém, para o colecionador mais atento, ou que coleciona os lançamentos na Mainline, acredito que foi coroado com uma bela miniatura, bem detalhada, com um molde bem feito e ainda projetada por um apaixonado pelo DeLorean.

Os anos seguintes, já não tiveram tanto "glamour", perdendo um pouco dos detalhes e também fugindo um pouco do carro original. Seria questão de custos? Ou mesmo, aquela "variada" básica na linha? Em 2015 ocorreu um fato curioso com a miniatura, que será explicado na próxima sessão.

Curiosidades!

Por que DMC-12?
O nome DMC-12 veio da ideia inicial do veículo custar, no final dos anos 1970, USD12mil.

Estrela de Cinema!
O DeLorean DMC-12 estrelou no filme "De Volta para o Futuro" em 1985. E fez mais duas aparições nos filmes da série. Desde então, o carro se tornou icônico. Seis veículos foram utilizados nas filmagens da trilogia. Três deles ainda existem. Um, foi destruído e outros dois foram abandonados e sucateados. Uma réplica de fibra de vidro foi usada para as tomadas em que o "Time Machine" voava. Esta também foi sucateada.

Miniatura "alternativa"
A Mattel ofereceu uma miniatura não autorizada do DeLorean na mainline 1981. Chamava-se Turismo. Foi oferecida até 1983. A história, de acordo com o Wikia da HotWheels é a seguinte. Bob Rosas, chefe de design da divisão de "boys" da Mattel, decidiu entrar em contato com a DeLorean para produzir em escala o DMC-12, que ganhava cada vez mais a atenção da mídia. A DeLorean deu um "OK" verbal, logo, um acordo de cavalheiros. A Mattel decidiu levar adiante o projeto. Ferramental pronto, baseado em algumas fotos liberadas do protótipo e alguns protótipos foram produzidos.

Porém, em determinado momento, a DeLorean decidiu por não mais autorizar a Mattel a produzir sua réplica. Com o ferramental pronto, Rosas convenceu os executivos da Mattel a alterar o molde e fabricar um modelo similar, mas que não lembrasse em detalhes o DMC-12. E assim nasceu o Turismo.

A outra curiosidade é que o DMC-12 da Mainline de 2015 faz uma homenagem ao Turismo, utilizando a mesma pintura do lançamento do modelo em 1981. Uma vermelha com faixas brancas e amarelas.
Turismo (1981) e o DMC12 (2015). Colagem com fotos da HotWheels Wikia e HotWheelsBR
Todas as cores, desde que sem pintura.
Em catálogo, apenas uma cor. Ou a ausência dela, já que o carro nem pintado era. Houve a produção de alguns DMC-12 dourados, por serem folheados a ouro. Foi uma campanha da DeLorean junto à American Express, junto aos membros VIPs. O plano eram vender 100 destes, mas apenas dois foram vendidos e há rumores que uma terceira unidade foi produzida, mas não vendida. Porém, virtualmente, todos os DMC-12 produzidos eram idênticos. Algumas mudanças estéticas ou oferecimento do câmbio manual ou automático e oi interior em cortes diferentes (preto ou cinza) eram as diferente opções de "personalização" do carro.

DMC-12 dourado - Fonte Wikipedia. By The original uploader was Lvtalon at English Wikipedia Later versions were uploaded by Chisholm4 at en.wikipedia. - Transferred from en.wikipedia to Commons., CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1563333

Tenha o seu próprio Time Machine! E homologado!
Há um kit homologado pela Universal Studios para se converter um DMC-12 original no Time Machine do Dr Emmett Brown. E há um exemplar destes no Brasil. E o pessoal do Acelerados deu uma volta rápida com ele e Rubinho Barrichello ao volante.



Um abraço e muito obrigado!!

Fontes:
Revista Quatro Rodas - Edição Especial - Carros Clássicos - Modelos que marcaram época - Junho de 1996.
https://en.wikipedia.org/wiki/DeLorean_Motor_Company
https://en.wikipedia.org/wiki/John_DeLorean
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2903015/30-years-later-Back-To-The-Future-car-legal-battle.html
http://www.carophile.org/the-worst-cars-of-all-time/37/
https://en.wikipedia.org/wiki/File:Gull_wings.jpg
http://deloreantech.wikia.com/wiki/File:Delorean_Engine_Bay-2749.jpg
http://www.noroads.com/delorean/3281/?content=20070722
http://www.kirchgessner.net/dmc/technical.html
http://www.roadandtrack.com/car-culture/classic-cars/news/a28016/new-delorean-replicas-coming/
http://www.roadandtrack.com/car-culture/g6779/greatest-failed-cars/?slide=1
http://hotwheels.wikia.com/wiki/'81_DeLorean_DMC-12
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Back_to_the_Future_Time_Machine
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Back_to_the_Future_Time_Machine_-_Hover_Mode
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Turismo