sábado, 28 de maio de 2016

Tyrrell P34

Tyrrell P34 - "Six Wheeler"

Tyrrell P34 em exposição nos dias atuais
www.wikipedia.org
Este creio ser um dos ícones tanto da Formula 1 quanto dos colecionadores de HotWheels. Trata-se do famoso Tyrrell P34, projetado por Derek Gardner. Um dos poucos carros de Formula 1 que de fato foi as pistas que tiveram 6 rodas. Este curioso modelo estreou no GP da Espanha de 1976, o quarto do campeonato daquele ano. A ideia da Tyrrell era o de reduzir o arrasto causado pelo impacto do ar numa área frontal maior, devido aos pneus grandes dianteiros. Por isto, adotou um esquema de dois eixos em tandem, suportados por dois pares de pneus aro 10" e suspensão double wishbone (popularizada no Brasil pelo Honda Civic).

O motor do P34 de 1976 era um Ford-Cosworth V8 3.0 acoplado a um câmbio manual Hewland de 5 marchas.

Houve mais uma curiosidade com este modelo. No GP da Espanha de 1976, um dos carros era o modelo anterior, o 007, que foi pilotado pelo sul africano Jody Scheckter e o P34 foi pilotado pelo francês Patrick Depailler. O carro não terminou por superaquecimento dos freios. No GP seguinte, da Bélgica em Zolder (Spa Francorchamps somente voltaria aos calendários em 1983) os dois pilotos tinham em mãos o P34. Desta vez, Jody Scheckter terminaria em 4º lugar. E Patrick Depailler não completou a prova.


Jody Scheckter em 1976 no Tyrrell P34
project34.co.uk
O único triunfo do P34 veio no GP da Suécia de 1976, nas mãos do piloto sul africano. E com direito a dobradinha, com o piloto francês em segundo lugar. O P34 ainda obteve outros 7 segundos lugares neste ano. Porém, mais nenhuma vitória.
Tyrrell P34 - 1976
project34.co.uk

Tyrrell P34B - 1977
Project34.co.uk
1977 foi a segunda e última temporada do P34, na sua segunda versão, o P34B. Mais largo, com motor carenado, porém, mais pesado. Nesta temporada, Jody Scheckter deu lugar a Ronnie Peterson. Scheckter na verdade, nunca foi declarado apreciador do modelo, inclusive o chamando de "sucata" em algumas ocasiões. A Goodyear já não tinha interesse em fornecer exclusivamente os pequenos pneus aro 10", além dos problemas de suspensão e superaquecimento de freios. A última corrida destes lendários carros foi no GP do Japão de 1977, encerrando a temporada. A Tyrrell, terminou em 6º lugar no campeonato com apenas 27 pontos marcados. Algo, certa forma, frustrante para os planos da equipe e seu revolucionário, porém problemático Project 34. Em 1978, depois de 30 GPs e quase duas temporadas o P34/P34B entrou para a história e deu lugar aos 008.

Do ponto de vista do HotWheels, este foi projetado por Jun Imai. Creio que em anos, trata-se de um das melhores (se não a melhor) reprodução de carros de Formula 1 na escala 1:64. Uns quase 20 anos atrás, em 1999, a HotWheels lançava a série GrandPrix, reproduzindo alguns dos Formula 1 daquela temporada: Willians com esquema de pintura vermelha da estréia do Ralf Schumacher e Alessandro Zanardi na equipe. Tinha também, com não poderia faltar a Scuderia de Maranello do Cavallino Rampante, a Ferrari de Schumacher e Eddie Irvine. Assim como as já na era "Flecha de Prata" da McLaren, pilotadas pelo Mika Hakkinnen e David Couthard. Além delas, a Stewart (Rubens Barrichello e Johnny Herbert) em seu último ano na Formula 1, antes de virar Jaguar e a arrojada pintura da Jordan e seus nose arts, sendo a "Buzzing Hornet" em 1999, porém, não reproduzida na pintura da HotWheels (uma pena).

Um dos pecados desta série foi a de todos os carros possuírem a mesma matriz, ou seja, apenas a pintura mudava, apesar das diferenças das Scuderias e seus carros. A série foi produzida em anos intermitentes, sendo seu "final run" em 2007, apenas com a Ferrari. Passaram pela série a Renault e a sua bonita pintura azul e amarela, da época de Fernando Alonso e a Jaguar. Curiosamente, nenhuma das companhias tabagistas eram reproduzidas nas pinturas. A Benson & Hedges da Jordan virou, por exemplo, Ben on Edge (que de fato foi adotada na pintura por alguns poucos GPs), com censuras de algumas letras. Ou era simplesmente omitida. Mas estavam lá, Petrobrás, Vodafone, Shell, HP/Compaq, DHL, HSBC, Elf, Renault e por aí vai.

A miniatura da Tyrell P34, foi oferecida na pela primeira vez na Mainline em 2010, como Premiére ou New Models e em 2012 como Treasure Hunt. Em todos os anos utilizou-se das rodas 5SP e na dianteira, as micro 5SP. Em todas elas, oferecidas no modelo "Circa 1976" com o motor sem carenagem e sem "air intake" especiais. Ou seja, o P34 das  primeiras corridas.


A matriz em si, é razoavelmente detalhada, considerando a complexidade dos modelos de Formula 1 e mesmo, a escala da reprodução. Há a reprodução de elementos aerodinâmicos, tomadas de ar, radiador, santo-antônio e do motor Ford/Cosworth que equipa o modelo. Há tentativa de reprodução da suspensão dianteira e traseira, sendo no chassis, em relexo. O motor é reproduzido em metal, sem pintura. O chassis é plástico, assim como o piloto posicionado no cockpit e a carenagem é metálica.



Infelizmente, o nível de detalhe da matriz não é reproduzida na pintura. O azul clássico foi mantido, mas os patrocínios, com exceção da GoodYear não foram reproduzidos. A HotWheels representou o carro pilotado por Jody Scheckter, o número 3 na Mainline 2010. 





A outra variante, na cor branca, nos faz lembrar da pintura de 1977 do P34B, com o patrocínio do Banco americano First National City (que hoje é o conhecido Citibank). Porém, em nada aproxima deste esquema de pintura, sendo apenas uma mera variação e layout dos decais da pintura azul. Esta poderia até ser uma base para alguma customização, quem sabe, até de detalhar bastante a pintura original e mesmo, fazer a variante do piloto Patrick Depailler.

www.hotwheelsbr.com

A pintura do Treasure Hunt de 2012, apesar de possuir até patrocínios - Goodyear e Champion, não foi oficialmente adotada em competições. Seria uma pintura muito bonita no carro de verdade.








A HotWheels ainda disponibilizou o modelo na série "Flying Customs" de 2013, numa pintura preta. Esta série é fora da Mainline.

Mercado Livre
Seria bastante interessante um relançamento deste Tyrrell, visto a sua peculiaridade e também o seu histórico. Não digo que falta lançamentos interessantes, mas foi surpreendente um lançamento de uma miniatura deste tipo, visto que o público americano não é fã de Formula 1 e pelo que percebo, a Europa não é um grande mercado consumidor de HotWheels. A Mattel já havia feito réplicas de carros da Formula Indy (Formula CART) e há um tempo, estão devendo de oferecer novamente algo assim na Mainline. Mas dizer que, encontrar este Tyrrell, de surpresa, nas lojas foi muito interessante.

Os meus exemplares foram encontrados em lojas comuns, o P34 de 2010 encontrei num supermercado. O TH de 2012, um deles, comprei via eBay, veio em um kit de HWs temáticos. O outro, o primeiro que comprei, agora não me recordo. Mas, dada a curiosidade do modelo, tanto por ser um First Edition e depois, um Treasure Hunt - diga-se de passagem, do último ano da "série TH", esta miniatura era difícil de ser encontrada.

Fontes:
http://www.hotwheelsbr.com/Grand-Prix/Formula-1.htm
https://en.wikipedia.org/wiki/Tyrrell_P34
http://www.project34.co.uk/
http://www.project34.co.uk/index.php/template/part-1-time-to-think-different-3
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Tyrrell_P34

Um abraço!
Claudio

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Acura NSX / Honda NSX

Boa noite pessoal!

Vou começar o blog com o carro que por fim, inspirou este blog. Um amigo enviou um link de um video sobre o novo Acura NSX. E teci alguns comentários sobre o primeiro NSX, de 1989/1990 e o atual. E meus amigos gostaram e sugeriram de eu escrever algo sobre.

Imagem: Blog MotorTrend

Vamos lá. Basicamente vou reproduzir o que escrever a eles.

O Honda NSX para mim será eternamente um carro lendário. Ele não foi o primeiro a utilizar comando de válvulas variável. Mas mostrou ao mundo do que ela é capaz e ajudou a popularizar esta tecnologia. Não foi o primeiro a utilizar-se de alumínio na sua construção. Mas deu novo sentido ao uso deste material na construção automotiva. E demonstrou na prática. Sua carroceria pesava apenas 240kg, já com toda a chaparia acoplada (portas, capô e tampa do cofre do motor). Também não foi o primeiro carro de rua com acerto de pilotos de Formula 1 (Satoru Nakajima, Ayrton Senna e também Bobby Rahal). Mas criou um novo vínculo entre o piloto e montadora e mesmo de um povo e o piloto. Na história mais romântica, que é a que manterei aqui, Senna tornou-se apaixonado pela Honda e os japoneses tiveram o Senna como um ídolo, já que a parceria Honda-Senna rendeu-lhe os três campeonatos mundiais. Não esquecendo da dobradinha da McLaren com Prost-Senna de 1989, apesar de todos os pesares. Ou seja, McLaren-Honda foram tetra campeões consecutivos.


Imagem: Chipsaway

E tampouco foi o primeiro carro esportivo japonês, mas ajudou a colocar os carros japoneses no patamar dos respeitados no mundo.

O desempenho dele, no início, não foi dos melhores. Apesar dos ajustes de suspensão, estrutura e do seu motor, um V6 3.0 de 280 cv em alumínio, montado em posição transversal e central (entre-eixos). A época era um dos motores mais modernos do mundo. Porém, modificações de componentes do motor, fizeram-no chegar a 8000 RPM, ganhando torque. E mudanças nas relações de marcha, que eram criticadas por mais contemplarem conforto que desempenho, adicionadas a novo desenho de suspensão, fazendo a carroceria mais rígida. Tudo isto para diminuir a rolagem e o consequente destracionamento das rodas traseiras. Estas mudanças deram desempenho e novo fôlego ao NSX e fizeram-no ganhar o apelido que perduraria por anos: A Ferrari japonesa. A propósito, o NSX, a época, peitou os tradicionais esportivos. Na época do projeto, a Honda visava a Ferrari 328. Na época do seu lançamento, a Ferrari contava com modelos como recém lançada F348 e a criticada Ferrari Mondial. Estas o NSX chegava próximo ou mesmo superava. Porém, a Ferrari, a época, tinha lendários modelos, como a Testarossa e a F40, que dispensam quaisquer comentários.

Segundo o vídeo que assisti, o novo super esportivo adotou as novas tecnologias modernas. Modo de condução controlado por computadores, passou a contar com três motores elétricos e um motor a combustão 3.5 V6 turbo, sendo, portanto, um modelo híbrido. Possui também um sistema de tração vetorial, ou seja, as rodas dianteiras, tocadas cada um por um motor elétrico, a fim de ajudar a condução, fariam esforços diferenciados. Além de câmbio sequencial, som premium e tudo mais que os esportivos modernos fazem uso para agradar aos fãs de carros. Ou quase todos. O carro virou um "drive by-wire" quase de fato.

A ideia da Honda, seria a de fazer um supercarro para o dia a dia. Porém, de acordo com o próprio vídeo, o excesso de racionalidade dos engenheiros da Honda acaba por permear no projeto do carro, fazendo com que o motorista vire de fato um motorista. O carro virou um video-game. A velha interação piloto-carro, presente e fortemente no antigo NSX, perdeu-se. Nada mais do câmbio manual de cinco ou seis marchas. Nada mais de somente tração traseira. Aliás, as tecnologias hoje, em nome da racionalidade e consumo de combustível, fez com que força bruta e "porra-louquisse" se perdeseem. Nada de carros muito barulhentos, fazendo quase litros por quilômetro. Da briga com o volante, hoje o ESP, controle de frenagem e isto e aquilo vão te segurar. Além do mais - confessem!! - quem gostaria de ter um supercarro para dirigir no dia a dia? Creio que dirigir uma Lamborghini Huracán seja muito bom, mas dirigir todos os dias, nas ruas? Imagina ela presa no congestionamento da Marginal Tietê, as 18h de sexta feira...

E tenho que confessar, claro, compraria um carro híbrido. Sou fã de carteirinha do Porsche 918 - o primeiro superesportivo híbrido. Mas compraria um híbrido para o dia a dia. Para a diversão, nada como um bom V6, V8 ou quem sabe V10 e V12. Um 5 linhas turbo (Ahhh a Audi RS2) já seria de muito bom tamanho.

E voltando aos HotWheels, a HotWheels lançou para a mainline 2015 o '90 Acura NSX. Dizer até que foi tardio este lançamento. Não sei se por questões de trademark, estratégica, enfim. Outras versões do NSX foram lançadas em anos anteriores. Curiosamente, os dois protótipos do que seriam os futuros NSX, o Acura HSC e o NSX 2012 Concept, foram lançados antes mesmo do NSX original, de 1990. E a Mattel sempre se referenciou ao modelo como Acura, visto que é sob esta marca, da divisão de luxo da Honda, que ele é comercializado nos EUA, terra da Mattel. Abaixo, em ordem cronológica de aparecimento dos modelos na mainline da HotWheels.

2005 - Acura HSC Concept (apresentação: 2003)









Wikia - HotWheels


2008 - Acura NSX, porém, de competição Super GT do Japão (visual dos anos 2000). Designer: Kevin Cao















Wikia - HotWheels

2012 - '12 Acura NSX Concept (apresentação: 2012)










Wikia - HotWheels

2015 - '90 Acura NSX (apresentação: 1989) - Designer: Ryu Asada













Wikia - HotWheels

2016 - '17 Acura NSX (apresentação: 2015).












Wikia - HotWheels

Em linhas gerais, a família NSX está toda representada em miniaturas HotWheels. Inclusive algumas ganhando as famosas versões "super", com acabamento e pintura diferenciados e as rodas especiais, com pneus de borracha, como o '90 Acura NSX de 2016, da série Then and Now. 

Imagem: Wikia HotWheels

Sem esquecer, o vídeo que comentei.


Caso queiram comprar um '90 Acura NSX, vermelho em HotWheels, tenho um a venda, em um kit com 10 HW's, por R$73,00 com frete para Centro Oeste, Sudeste e Sul.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-762691817-baixei-kit-de-10-hotwheels-na-embalagem-frete-gratis-_JM

Imagem: Claudio

Fontes: 
http://bestcars.uol.com.br/cpassado3/honda-nsx-1.htm
https://en.wikipedia.org/wiki/Ayrton_Senna
https://en.wikipedia.org/wiki/1989_Formula_One_season
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Category:Acura_Cars
http://www.chipsaway.com.br/conheca-o-honda-nsx-o-carro-pensando-pelo-senna
http://www.motortrend.com/news/acura-nsx-through-the-years

Abraços!!


Está aberta a garagem!

Olá! Seja bem vindo.

Esta é a minha garagem HotWheels. Sou colecionador (sério) desde 2010, mas compro HotWheels desde 1994.

Meus HotWheels mais antigos. E que sobreviveram. Estão em reforma.

A ideia é fazer um ponto de informação e história das miniaturas HotWheels, juntamente com informações dos carros reais ou então, das criações da empresa de El Segundo, California. Sede da Mattel.

Também tento reformar algumas miniaturas. E se ficarem boas, posto os resultados aqui.
Última reforma: Kenworth T600A - comprada em 1996

E aproveitar também, caso haja a miniatura aqui, promover algumas vendas.

Pé na tábua e bora começar a brincadeira.

Um abraço,

Claudio.