Protótipos sempre foram parte do universo automobilístico. E com miniaturas não poderia ser diferente. A HotWheels também faz miniaturas de protótipos e não é novidade nenhuma. Recentemente vimos, Cadillac Elmiraj, os protótipos do Honda NSX, tantas Lambos, como a Urus, a Estoque, a Veneno e mesmo Aventador J, Reventon Roadster e umas mais antigas, como o Audi Avus de 1991, que antecipou o uso de alumínio na estrutura dos carros da montadora alemã.
Mas poucos casos são os de modelos de montadoras reais feitos exclusivamente para filmes. E não estou falando da BMW Z8 do 007 ou Ford Explorer que foi lançada no Jurassic Park de 1992, Ambos foram comercializados normalmente. Ou da perua Ford LTD 1979 que foi bizarramente modificada para o clássico filme de Sessão da Tarde "Férias Frustrada" de 1983. Ou a sua reedição de 2015, a Tartan Prancer, da mesma sequencia. Mas estou falando do Aston Martin DB10 do "007 - Spectre". Que se junta ao carro de polícia do "Demolition Man", o GM Ultralite que era a viatura de polícia do filme. Ou do Lexus Concept do filme "Minority Report".
![]() |
Silvester Stallone a bordo do GM Ultralite em "Demolition Man" - imcdb.com |
Este foi apresentado ao público em Dezembro de 2014, como carro-conceito, e fazendo parte da apresentação do mais recente filme da Série 007, o Spectre. Inclusive sendo apresentado como um dos atores principais. O filme bateu o record da maior explosão cinematográfica da história até agora. Também tem uma das maiores bilheterias da série 007. E diz-se ser a possível última participação de Daniel Craig como o agente secreto.
O DB10 mantém uma das tradições dos filmes do agente secreto inglês. Há 50 anos os carros da marca de Gaydon fazem parte das filmagens e porque não do elenco. Desde o quase lendário DB5 com Sean Connery ao volante em "Goldfinger" (Sendo o DB Mark III no romance escrito) e que depois apareceu em mais da metade dos filmes da franquia 007, passando pelo primeiro DBS do "On her Majesty's Secret Service", do quadradão V8 Vantage Volante do "Living Daylight". Sem esquecer do V12 Vanquish do "Die Another Day" e do e o DBS V12 do "Casino Royale" e "Quantum of Solace". Quantos destes filmes eu vi? Ah, deixa para lá.
![]() |
O DB10 real - www.autoexpress.co.uk |
![]() |
A vista traseira do DB10 - www.autoexpress.co.uk |
![]() | |
|
![]() |
Painel e como manda o script, volante a direita - www.autoexpress.co.uk |
![]() |
O modelo em clay do DB10 - techspective.net |
Voltando ao DB10, foram construídos apenas 10 exemplares. Todos foram construídos a mão pelos técnicos da Aston Martin em Gaydon, Inglaterra. Apesar desta exclusividade, ele utiliza a mesma mecânica do V8 Vantage (motor 4.7 V8 e câmbio de 6 marchas) e a mesma plataforma (VH) de quase todos os Aston Martins contemporâneos, com exceção do One-77, que utilizou uma plataforma exclusiva e do Cignet, que nada mais é que um Toyota iQ de luxo rebatizado. Pequenas modificações foram feitas nessa plataforma, visto que o entre-eixos dele é ligeiramente mais comprido e o DB10 é mais largo que os demais Astons de produção, quase da largura do One-77.
Dos dez produzidos, quase todos foram "consumidos" no filme. Oito para ser exato. Dois foram utilizados com propósitos de merchandising. Em Fevereiro de 2016 um deles foi vendido, pela bagatela de £2,4 milhões - ou mais de doze milhões de Reais!
Apesar do propósito de ser um carro apenas para um filme, a Aston Martin afirmou que seu design baseará o design dos seus produtos no futuro. Ele foi um "preview" de como serão seus futuros produtos. Fontes dizem que este foi um dos mais bem guardados segredos da Aston Martin. Creio que tanto pelo segredo da super produção do Spectre, quanto desse estudo de design da marca.
Sobre o HotWheels, ele foi licenciado no ano de 2015, para a Mainline 2016. Trata-se de um lançamento, uma nova matriz. Foi lançado unicamente na cor prata e as rodas 10SP, as de dez raios tradicionais da Hotwheels.
A miniatura, fabricada na Malásia, possui bastante detalhes, como retrovisores, um pequeno relevo no teto, presente no modelo real. E impressos, os faróis, a placa de licença "DB10 AGB", as tomadas de ar estilizadas/perfuradas sobre o capô do motor e o logo da Aston Martin no capô, para enfeitar, assim como é a cereja no bolo. A carroceria é em die cast provavelmente de zamac, sem grandes emendas aparentes. Há apenas uma no quarto traseiro em ambos os lados, próximo das lanternas e do final do paralamas. Sua base é em plástico preto e a reprodução dos vidros em um plástico transparente azul claro. O interior igualmente preto e com a direção do lado direito. Há uma tentativa de reprodução dos painéis das portas, apesar de ser liso e sem detalhes. Já é um progresso em termos de miniaturas deste preço e escala, visto que muitas sequer possuem isto.
E além da Mainline, a Mattel disponibilizou o DB10 na coleção "Entertainment", com uma embalagem diferenciada, assim com o acabamento, com a tomada de ar do parachoques pintada e as tão famosas rodas com pneus de borracha.
Apesar de ser parte das hoje, três miniaturas da série "007" presentes na Mainline - 2014 (Aston Martin DB5), 2015 (Lotus Esprit S1) - apenas na embalagem há uma menção da série diferenciada. Salvo detalhes, como o da placa, não haveria nenhuma outra identificação, ficando isto a cargo do colecionador. Futuramente em uma negociação desta "loose", haveria esta perda de identidade.
Porém, trata-se de um belo exemplar e valorizado no mercado das miniaturas, por ser sua "primeira aparição" - um 2016 New Models e com este título de ser uma temática.
Vendas.
Caso queira adquirir as três da série (DB5, Esprit e o DB10), tenho elas disponíveis para venda.
Assim como um Lotus Esprit S1 da coleção "007", uma série a parte da Mainline e que foi lançada em 2015.
Lotus Esprit S1 - HotWheels 007 - Mercado Livre
Curiosidade!
Até hoje, o emblema dianteiro dos Aston Martins são fabricados por artesãos/ourives conferindo ao emblema o status de uma jóia. A marca é uma das poucas no mundo que ainda adotam este tipo de ornamentação em seus carros.
Curiosidade!
Até hoje, o emblema dianteiro dos Aston Martins são fabricados por artesãos/ourives conferindo ao emblema o status de uma jóia. A marca é uma das poucas no mundo que ainda adotam este tipo de ornamentação em seus carros.
Fontes:
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Aston_Martin_DB10
http://www.imcdb.org/vehicle_25982-Ford-LTD-Country-Squire-1979.html
http://www.imcdb.org/vehicle_3338-GM-Ultralite-1992.html
http://www.autoblog.com/2015/07/25/tartan-prancer-21st-century-wagon-queen-family-truckste/
http://quatrorodas.abril.com.br/blogs/planeta-carro/2015/07/30/tartan-prancer-a-melhor-minivan-do-mundo/
http://hotwheels.wikia.com/wiki/GM_Ultralite
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Phantom_Racer
https://en.wikipedia.org/wiki/Aston_Martin_DB10
http://www.express.co.uk/life-style/cars/637168/James-Bond-Spectre-cars-showcase-Aston-Martin-DB10-for-sale-auction
http://www.autoexpress.co.uk/aston-martin/93225/aston-martin-db10-james-bonds-car-from-spectre-pictures
http://techspective.net/2015/11/06/007s-awesome-aston-martin-db10/
http://www.cinemablend.com/new/Spectre-Breaks-Box-Office-Record-Earns-More-Than-Skyfall-91747.html
https://www.youtube.com/watch?v=AdtSdVop6V0
https://en.wikipedia.org/wiki/Aston_Martin
https://en.wikipedia.org/wiki/Aston_Martin
https://en.wikipedia.org/wiki/James_Bond#Vehicles
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_James_Bond_vehicles
Muito obrigado, um abraço e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário