Depois de um tempo sem postar, eis que volto com uma postagem com certo gosto pessoal. Hoje escrevo sobre mais um carro japonês. Aqui nós brasileiros o conhecemos com um sedan familiar, confortável e não muito lembrado como um esportivo. Mas esta versão é considerada quase uma lenda entre os admiradores dos carros japoneses esportivos. Trata-se do Toyota AE86. Conhecido pelos nomes Corolla Levin ou Sprinter Trueno. O Levin era a versão com faróis fixos, menos conhecida por aqui, enquanto que o Trueno tinha os faróis escamoteáveis. E ambos eram oferecidos na versão cupê 3 volumes e 2 portas e a 2 volumes e 3 portas liftback, algumas vezes chamada de hatchback. Diferente dos Corollas que conhecemos, o AE86 é uma versão com tração traseira. Algo difícil de nós brasileiros imaginarmos e também termos como opção de compra (infelizmente).
O AE86 foi lançado em 1983, baseado na quinta geração do Corolla, a E80. Por conta da nomenclatura da versão, o AE86 é conhecido também como Hatchi-Roku, em tradução live, Oito-meia. Foi produzido pela Toyota no Japão entre 1983 e 1987.
![]() |
Toyota Sprinter Trueno Liftback (3 doors) AE86. Uma réplica do Hatch-Roku do Initial D. Fonte: http://s289.photobucket.com/user/GetMePower/media/Cars/InitialD.jpg.html |
![]() |
Toyota Corolla Levin (AE86) 1986 - 3 doors - Fonte: Carthrottle |
![]() | |
|
![]() |
Toyota Corolla GT-S (AE86) USA Spec com os faróis recolhidos. Fonte: https://i.wheelsage.org |
![]() |
Corolla GT-S Apex coupé (AE86) - USA Spec - https://i.wheelsage.org |
O Corolla Levin ou Sprinter Trueno ficou bastante famoso devido a ser um dos modelos mais populares na modalidade de corrida chamada Drift. Foi a escolha de uma das lendas da modalidade, Keiichi Tsuchiya "Drift King". Além de aparecer no anime "Initial-G", como o carro do protagonista. Muito da popularidade atual do modelo se deve ao anime/mangá. Após isto, o Hatchi-roku fez aparições no Need For Speed Underground, no Underground 2, nos jogos da franquia GranTurismo, no Fast and Furious 4 (Velozes e Furiosos) e virou miniaturas, inclusive HotWheels. Uma das versões, uma releitura do Hatchi-Roku da Fujiyama Tofu-Ten (Loja de Tofu Fujiwara). O AE86 do Initial-D. Com direito à "HotWheels" em katakana.
Por conta disto, a popularidade - e o valor - do AE86 subiram bastante. Os preços de um hoje no Japão, giram em torno de USD11mil. Ou mesmo £11mil na Inglaterra.
Antes disto, esta versão foi uma espécie de "herói esquecido". Não era uma versão interessante, frente a alguns esportivos japoneses contemporâneos, como o Mazda RX-7, o Nissan 300ZX, Mitsubishi Starion ou mesmo o Toyota Celica. Somente décadas depois do fim de sua produção, o modelo foi reconhecido, pela sua esportividade, condução e mesmo, desempenho, dado o tamanho do motor. A própria Toyota reconheceu isto e fez um novo carro, que será apresentado mais adiante.
![]() |
O Hatchi-Roku dos Fujiwara, no anime Initial D - Fonte: imcdb.org |
![]() |
Toyota AE86 na Mainline 2013 - Há a variação em branco também |
Por conta disto, a popularidade - e o valor - do AE86 subiram bastante. Os preços de um hoje no Japão, giram em torno de USD11mil. Ou mesmo £11mil na Inglaterra.
Antes disto, esta versão foi uma espécie de "herói esquecido". Não era uma versão interessante, frente a alguns esportivos japoneses contemporâneos, como o Mazda RX-7, o Nissan 300ZX, Mitsubishi Starion ou mesmo o Toyota Celica. Somente décadas depois do fim de sua produção, o modelo foi reconhecido, pela sua esportividade, condução e mesmo, desempenho, dado o tamanho do motor. A própria Toyota reconheceu isto e fez um novo carro, que será apresentado mais adiante.
O Toyota AE86 Corolla - HotWheels.
A miniatura do Corolla AE86 foi lançada pela HotWheels na mainline de 2006. E juntamente com a versão de rodas "Faster than Ever", no qual o eixo tinha um revestimento de liga de níquel, reduzindo o atrito e fazendo as rodas deslizarem mais que os modelos normais. Porém, as duas versões foram vendidas, as com as rodas 5-Spoke vermelhas (5SP) e as Faster than Ever (FTE).
Se levarmos ao pé da letra, na verdade, o nome correto deste modelo deveria ser Toyota AE86 Sprinter Trueno, visto que ele representa a versão de faróis escamoteáveis. E o modelo é o hatchback/fastback três portas. Com direito a um escape de grosso calibre e alargadores nos paralamas, de fato, representando os modelos de drifting "JDM" - Japan Domestic Market. Inclusive a direção deste AE86 é do lado direito (RHD), como é no Japão. Porém, no mercado Norte-Americano (Canadá e EUA), o Sprinter Trueno e o Corolla Levin foram vendido como Corolla SR5 ou GT-S, inclusive sendo assim apresentado em jogos, como o Need For Speed Underground 2 da EA.
Diz a história que seu criador na Mattel, Jun Imai, resolveu criar o modelo depois de assistir ao anime Initial D. E na primeira aparição do modelo na linha da HotWheels, ele estampou seu nome na pintura do modelo. Assim como em uma edição 5-Pack.
O modelo.
O modelo aparece com frequência na Mainline, desde o seu lançamento, apesar de um hiato de alguns anos, entre 2007 e 2012. Apareceu em duas coleções, na 5-Pack "Hot Tunerz" de 2010 e na coleção de 2012 "Cars of the Decade".
Os da análise, são dois da Mainline 2006, no ano de sua estréia. Na pintura branca. Um com as rodas 5SP vermelha e o outro a FTE. Além de branco, houve a variação cinza sólido, semelhante até a um primer. E os detalhes em vermelho e preto.
![]() |
O Toyota AE86 Corolla da HotWheels em 2006. Note a assinatura de Jun Imai na soleira |
![]() |
Detalhe da traseira. Note o limpador do vigia traseiro. |
Comprimento: 4200mm
Largura: 1630mm
Altura: 1340 mm
Entreeixos: 2400mm
Em escala 1:64:
Comprimento: 65,6mm
Largura: 25,5mm
Altura: 21mm
Entreeixos: 37,5mm
A miniatura da HotWheels:
Comprimento: 68,6mm (1:61)
Largura: 30mm (1:54)
Altura: 22,4mm (1:59)
Entreeixos: 39,6mm (1:60)
Esta miniatura da HotWheels teria a escala aproximada de 1:60, fugindo um pouco do padrão 1:64 da HotWheels, mas não que seja algo que destoará enormemente em uma coleção. E as dimensões aproximadas dentro das proporções, faz a miniatura não parecer "deformada", como ocorreu no passado, com algumas formas mais antigas.
Com relação ao modelo em si, o AE86 representado possui algumas modificações aftermarket, como explicado na apresentação da miniatura. Ele possui alargadores de para-lamas e um grosso escape traseiro. O aerofólio, apesar de não presente no modelo, por exemplo, do anime "Initial D", era oferecido na versão norte-americana.
Porém, o modelo da HotWheels possui a direção do lado direito, como é em vários mercados mundiais, incluindo o Japão. O interior, apesar de não possuir roll-cage, é todo preparado para competições, com apenas o assento do motorista. E dois cilindros no lugar do passageiro dianteiro, provavelmente cilindros de nitro oxide. O painel tem alguns relevos, simulando os nichos. E destaque para a alavanca do câmbio. A Mattel tomou um cuidado de fazer a representação dos forros das portas, no modelo.
O chassis do modelo, nos modelos até então lançados na mainline, é plástico, com representação simples do modelo. Inclusive do diferencial e cardã. Algo curioso no modelo analisado é o do chassis ser pintado. Base preta, mas pintado em prata com efeito perolizado.
As rodas sempre são do mesmo tamanho, na dianteira e na traseira. E não se trata também de um modelo "Track star", ou seja, projetado para as pistas da HotWheels/Mattel. Porém, foi um dos modelos que adotou as rodas Faster than Ever (eixo com revestimento em liga especial, que faz as rodas deslizarem mais).
A qualidade do casting é boa no geral, não havendo grandes e visíveis emendas. Representaram os faróis de neblina originais e no vigia traseiro, uma representação do limpador de para-brisas traseiro. Curiosamente, há a representação do dianteiro, porém, em posição errada. Sendo a montagem como se fosse a dos carros com direção do lado esquerdo. O limpador traseiro está em posição correta. Não há representação dos retrovisores, lamentavelmente.
![]() |
Representação da montagem dos limpadores de para-brisa para direção a esquerda. Note também a pequena representação dos faróis escamoteáveis. |
![]() |
Mas a direção a direita |
Sobre a pintura, grande parte dos modelos oferecidos até 2016 ofereceram pinturas discretas, sem preocupações com detalhes de pintura de lanternas traseiras e mesmo dianteiras. Houve algumas variações que a luz de posição/seta dianteira eram pintados. Das cores, geralmente sóbrias com variações de preto, branco e vermelho. Além da variação Zamac em 2014. E houve o oferecimento na linha 2015, de um Super Treasure Hunt, na cor vinho, com pneus de borracha tipo "slick", liso.
No geral, a representação deste AE86 pela HotWheels foi bem feliz. Dentro das proporções do modelo real. E semelhante à hoje o papel no qual é conhecido e foi levado à sua tardia glória mundial: as competições de Drift.
Esta miniatura assim como o AE86 real, sofreu um pouco de preconceito por parte dos colecionadores, não raro, encalhando nas prateleiras e nas gôndolas e salvo sua versão Super Treasure Hunt, não costuma atrair a atenção mesmo para trocas e etc. Porém, imagino que com um maior conhecimento sobre o modelo, quem sabe ele não tenha um maior interesse por parte dos colecionadores. E trata-se de mais um nipônico nesta grande leva recente de novos modelos japoneses no catálogo da HotWheels.
Eu, por ser um fã de Corollas, gostei muito deste modelo, sendo um belo representante dos Corollas do mundo, apesar de ser um Corolla bem fora do padrão do carro que hoje conhecido. Apesar de seu relativo esquecimento nos anos em que esteve em produção, hoje é um carro bem carismático e por que não dizer, desejado, dado seus atributos e a fama alcançada nas pistas e no anime.
Curiosidades!
O AE86 foi o último cupê de pequeno porte produzido no Japão com tração traseira. Até a reintrodução do GT86, um cupê vendido pela Toyota (GT86), Scion (FR-S) e Subaru (BRZ) e que foi inspirado no Hatchi-Roku e também em outro modelo histórico da Toyota, o 2000GT da década de 1960.
![]() |
Subaru BRZ (EUA, 2014) |
Os primeiros AE86 tinham rodas aro 13". Depois substituídas por aro 14".
O motor 4A-GE deixou de ser produzido em 2002. Chegou a ter uma versão com comando de válvulas variável (VVTi) além de uma com 20 válvulas. Sempre um DOHC (twin cam). E teve um "filhote" vendido no Brasil, o motor 7A-FE do primeiro Corolla fabricado por aqui. Conhecido como Corolla BR (AE112). Porém este é um motor 1.8 ao invés de 1.6. Mas também 16 válvulas e desenvolve 116cv.
O codinome do atual Corolla (2016) é E160, para os vendidos no Japão (Corolla Axio) e E170 para os demais mercados mundiais. Incluindo o Brasil.
Na HotWheels, em 2014, a coleção "Then and Now" se aproveitou do lançamento em 2013 do Scion FR-S (na verdade, o Toyota GT86 com outro nome) na linha HotWheels e fez uma homenagem, com o AE86 e o GT86.
![]() |
AE86 e Scion FR-S na Mainline 2014 - "Then and Now" |
E um videozinho de um review com o Corolla AE86, na Inglaterra. Este é um Corolla Levin. Note a frente com os faróis fixos.
Bonus:
Uma rápida entrevista com King Drift para o Top Gear.
Abertura da primeira temporada do Initial D ("First Stage") - utilizada até o episódio 19 (inclusive):
Abertura da segunda temporada do Initial D - Second Stage. Vejam o pega dos dois AE86: Corolla Levin (Wataru Akiyama) e o Sprinter Trueno (Takumi Fujiwara).
Um abraço!! E obrigado.
Claudio.
Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_AE86
https://en.wikipedia.org/wiki/Initial_D
https://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_AE85
https://www.carthrottle.com/post/this-is-why-the-toyota-ae86-is-so-damn-legendary/
https://www.carthrottle.com/post/this-is-why-the-toyota-ae86-is-so-damn-legendary/
http://www.imcdb.org/vehicle_82835-Toyota-Sprinter-Trueno-AE86-1983.html
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Toyota_AE-86_Corolla
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Toyota_AE-86_Corolla
http://hotwheels.wikia.com/wiki/FTE
http://www.driftworks.com/forum/drifting-chat/47147-difference-between-ae85-ae86.html
http://initiald.wikia.com/wiki/Toyota_AE85
http://initiald.wikia.com/wiki/Toyota_AE86
http://autozine.org/Archive/Toyota/classic/AE86.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_A_engine#4A
https://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_Corolla_(E160)
https://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_Corolla_(E170)
http://www.driftworks.com/forum/drifting-chat/47147-difference-between-ae85-ae86.html
http://initiald.wikia.com/wiki/Toyota_AE85
http://initiald.wikia.com/wiki/Toyota_AE86
http://autozine.org/Archive/Toyota/classic/AE86.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_A_engine#4A
https://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_Corolla_(E160)
https://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_Corolla_(E170)
Fotos quando com marca d'água, do autor do post. Outras, de fontes externas, citadas nas legendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário