Saudações pessoal do Garagem!
Mais um hiato, mas agora um review de um modelo relativamente esperado, que tem seus fãs, mas que veio com um design na Mainline que dividiu opiniões. Trata-se do Volkswagen Golf MK7. O modelo real foi lançado em 2012, como modelo 2013. E agora foi lançado para a Mainline 2017 da HotWheels, apesar da estréia do casting (molde) em 2016, na Série Real Riders - Car Culture.
![]() |
Volkswagen Golf MK7 - as três lançadas até hoje pela Mattel. |
Esta avaliação terá uma diferença entre as demais: Nesta, desmontarei a miniatura, já que tenho intenção de customizar, mudando pintura e rodas. Aproveitando isto, farei a desmontagem e incluirei detalhes do interior e novas fotos.
O Volkswagen Golf e uma pincelada em sua história.
![]() |
Todas as gerações do VW water-cooled mais popular do mundo: o Golf - www.arnoldclark.com |
Fazendo apenas uma pincelada, na longa e vitoriosa história do Golf . Ele nasceu com a nobre missão de ser o substituto do Volkswagen Type I. Ou o Volkswagen Beetle. Ou como os brasileiros conhecem, o Fusca. Isto na primeira metade dos anos 1970, mais especificamente, 1974. Ele praticamente se inverteu. Da configuração Rear/Rear (motor traseiro, tração traseira) virou um Front/Front (motor dianteiro, tração dianteira). Hoje conta até com versões de tração integral. E migrou do ar para a água, na sua refrigeração. Sai o motor boxer de quatro cilindros, entra o quatro cilindros em linha.
De lá para cá, surgiram sete gerações, com esta que é apresentada aqui. O MK1 tinha dimensões diminutas - quase 10 centímetros menor que o Volkswagen Gol BX (Geração I) ou 10 centímetros maior que o Up! brasileiro (ou 16 centímetros maior que a européia).
Porém, já um ano depois do seu lançamento, em 1975, surgiu a lendária versão GTi. O carro que fazia o papel do esportivo e seu carro do dia a dia. A potência dele não impressiona hoje, eram 110cv - ironicamente só 10cv menos potente que o MK7 1.6 MSI fabricado hoje (120cv). Mas o uso da injeção de combustível mecânica, a famosa Bosch K-Jetronic, abandonando o carburador, num carro compacto e de marca de massas (não premium) foi como Prometeus roubando o fogo e entregando aos humanos mortais. Mas o Golf não foi castigado por Zeus. A história assim contou.
Porém, já um ano depois do seu lançamento, em 1975, surgiu a lendária versão GTi. O carro que fazia o papel do esportivo e seu carro do dia a dia. A potência dele não impressiona hoje, eram 110cv - ironicamente só 10cv menos potente que o MK7 1.6 MSI fabricado hoje (120cv). Mas o uso da injeção de combustível mecânica, a famosa Bosch K-Jetronic, abandonando o carburador, num carro compacto e de marca de massas (não premium) foi como Prometeus roubando o fogo e entregando aos humanos mortais. Mas o Golf não foi castigado por Zeus. A história assim contou.
![]() |
Golf GTi MK1 - http://www.standoutcars.com |
![]() |
Golf MK1 - Traseira (pós facelift). Estas lanternas são até familiares. Não lembram as do primeiro Gol? wikipedia.org |
Já o MK2, cresceu em tamanho, até devido ao lançamento em 1975 do Volkswagen Polo, assim, o Golf deixaria de ser o modelo de entrada da fabricante alemã. Esta geração foi lançada em 1983 na Europa. E esta geração teve a sua miniatura em HotWheels, lançada em 1990. Sendo a reprodução da versão de 3 portas.
![]() |
Golf MK2 - buyersguide.co.uk |
O primeiro Golf oficialmente trazido ao Brasil foi o Golf MK3. Esta lançada na Europa em 1992 como linha 1993. E no Brasil desembarcou um ano depois. E esta geração foi a primeira equipada com o famoso motor VR6. Em duas versões: o 2.8 e o 2.9. Além disto, nesta geração surgiu a Golf Variant, a versão perua ou station wagon do popular hatch médio da Volkswagen.
![]() |
Golf GTi MK3 - como o primeiro oficialmente importado ao Brasil - Fonte: BestCarsWebsite |
![]() |
Golf GTi VR6 MK3. O primeiro dos Golfs a utilizar o propulsor 2.8 VR6. Fonte: RAC.co,uk |
O Golf MK4 foi produzido por aqui a partir de 1999, na nova fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, Paraná, dois anos depois do seu lançamento na Europa. Compartilhou a linha de produção com a primeira geração do Audi A3. Inicialmente foi trazido da Alemanha, mas logo as ruas ganharam os primeiros Golfs montados no Brasil. Desde o 1.6 com motor EA111 (antes, o EA113, também chamado de SR), passando pelo 2.0 (EA827) e o lendário GTi com motor 1.8 20V turbo. Este ainda sofreu um acréscimo de potência em 2003, passando de 150cv para 180cv. Além do 2.8 VR6, que era regularmente produzido para exportação, mas que apenas em 2003 foi vendido aqui, como série exclusiva e limitada. A meras 99 unidades, numeradas.
O MK4 inaugurou a série R do Golf, utilizando um motor VR6 de 3.2 litros, assim sendo chamado Golf R32. Foi o primeiro carro de série do mundo a utilizar uma embreagem dupla - chamada de DSG - Direct-Shift-Gearbox ou Direkt-Schalt-Getriebe.
O MK4 inaugurou a série R do Golf, utilizando um motor VR6 de 3.2 litros, assim sendo chamado Golf R32. Foi o primeiro carro de série do mundo a utilizar uma embreagem dupla - chamada de DSG - Direct-Shift-Gearbox ou Direkt-Schalt-Getriebe.
![]() |
Golf GTI VR6 MK4 - produzido no Brasil, mas apenas 99 foram vendidos por aqui, como edição limitada em 2003. As demais foram exportação. Fonte: AutoEsporte |
Após esta nacionalização oficial em Terras Brasilis com o MK4, tivemos uma "invertida": o MK5 e o MK6 somente vieram nas mãos de importadores independentes ou da Volkswagen do Brasil em regime de testes. Certa forma, conhecemos o Golf MK5 (e porque não, o MK6) através de seu sedan e wagon (ou perua): a Jetta e a Jetta Variant.
O Golf MK5 ainda ganhou uma nova variante, chamada de Golf Plus, uma versão minivan familiar do Golf. E nesta geração, ele perdeu a versão Cabrio, sendo substituída pelo Volkswagen Eos e mesmo pelo Beetle Cabrio.
Porém, na MK6 a Cabrio foi relançada, como sendo puramente do Golf, desvinculando-se do Eos. Esta foi oferecida entre 2012 e 2016, convivendo com o Golf MK7.
Depois deste hiato de gerações e fazendo o brasileiro "engolir" o Golf MK4,5 (uma remodelação do MK4), a Volkswagen decidiu trazer a nova geração (MK7) para a linha 2014, inicialmente da Alemanha e entre 2014 e 2015. Por alguns meses de 2015 ele veio do México. A partir de 2016 o Golf passou a ser fabricado novamente no Brasil. Inclusive o Golf GTi, mas mantendo o Golf TSi 1.4 e adicionando o controverso 1.6 MSI de 120 cavalos. Nesta geração, o Golf Plus passou a chamar Golf Sportswagon.
E nesta geração MK7 o Golf ficou oficialmente elétrico, ganhando uma versão híbrida plug-in (ou seja, com tomada de energia), chamada de GTE e uma puramente elétrica, a e-Golf.
![]() |
Golf MK5 - esta frente é familiar, não? carbuyer.co.uk |
![]() |
Golf MK5 - traseira. carbuyer.co.uk |
![]() |
Golf MK5 - lateral. carbuyer.co.uk |
![]() |
Golf MK6 - frente (também familiar, não?) - carbuyer.co.uk |
![]() |
Golf MK6 - traseira - carbuyer.co.uk |
O Golf MK5 ainda ganhou uma nova variante, chamada de Golf Plus, uma versão minivan familiar do Golf. E nesta geração, ele perdeu a versão Cabrio, sendo substituída pelo Volkswagen Eos e mesmo pelo Beetle Cabrio.
Porém, na MK6 a Cabrio foi relançada, como sendo puramente do Golf, desvinculando-se do Eos. Esta foi oferecida entre 2012 e 2016, convivendo com o Golf MK7.
Depois deste hiato de gerações e fazendo o brasileiro "engolir" o Golf MK4,5 (uma remodelação do MK4), a Volkswagen decidiu trazer a nova geração (MK7) para a linha 2014, inicialmente da Alemanha e entre 2014 e 2015. Por alguns meses de 2015 ele veio do México. A partir de 2016 o Golf passou a ser fabricado novamente no Brasil. Inclusive o Golf GTi, mas mantendo o Golf TSi 1.4 e adicionando o controverso 1.6 MSI de 120 cavalos. Nesta geração, o Golf Plus passou a chamar Golf Sportswagon.
E nesta geração MK7 o Golf ficou oficialmente elétrico, ganhando uma versão híbrida plug-in (ou seja, com tomada de energia), chamada de GTE e uma puramente elétrica, a e-Golf.
![]() |
O VW Golf MK4.5 que foi oferecido em alguns mercados, como o brasileiro. Fonte: Autosegredos |
![]() |
E eis o Golf GTi MK7 3 doors - carmagazine.co.uk |
![]() |
Golf GTi MK7 - autoexpress.co.uk |
![]() |
Golf 1.4 TSI - carmagazine.co.uk |
Algo interessante de se notar é como a proposta de mercado e mesmo de design do Golf se mantiveram nestes mais de 40 anos. A larga coluna "C", a proposta de carro familiar compacto, robusto e de mecânica confiável. E mesmo o GTi, como um "pocket rocket" já virou ícone entre os carros esportivos. E mais de 1,7 milhões de unidades produzidas. Somente do Golf GTi.
A miniatura.
O Golf MK7, até 2017, foi oferecido em duas linhas na HotWheels. Estreou em 2016 na Real Riders, Car Culture Series, como Euro Style. Na Euro Style estreou a nova roda "Modern Concave Real Rider", plástico e borracha. Ou seja, uma borrachuda. E em 2017 estreou na Mainline na série ArtCars.
![]() | |
|
Esta é a terceira geração do VW Golf representada pela VW, a primeira, como foi escrito anteriormente, foi a MK2 de 1990, representando o Golf GTi daquela geração. A segunda representação foi do Golf MK5, com um visual "tunado", apresenta grandes spoilers, alargadores de carroceria, rodas oversized, mas representa também a versão GTi. Esta foi lançada em 2007.
Este Golf possui um nível de detalhe pouco acima da média da HotWheels mainline, por representar retrovisores e mesmo, local para o emblema da montadora na grade dianteira. Mas não tem representação de limpadores de parabrisa. Nem dianteiro e nem da janela traseira.
Uma curiosidade é a da representação da miniatura. Olhando a parte traseira, notamos a dupla saída de escape, presente na versão GTi. Porém, a dianteira representa as versões não-esportivas. A grade também possui apenas uma lâmina quando na verdade há duas. Pode ser uma brecha para um detalhamento de pintura na dianteira.
Dianteira do Golf MK7 normal...
|
|
![]() | |
|
![]() | |
|
![]() | |
|
![]() | |
|
As janelas, no Golf da Real Riders, ele utiliza um vidro fumê, bastante interessante. Nos da Mainline, no amarelo, janelas transparentes, interessantes. E no rosa, um questionável amarelo. Com exceção do parabrisa e algum esforço na janela traseira, as janelas não ficam rentes à carroceria.
Este meu Golf MK7 "Euro Style" tem uma modificação involuntária. Ao invés das novíssimas rodas MCRR, ela tem as RR10SP - Real Riders Cobra. Fiz uma troca neste Golf e o antigo dono queria apenas as rodas. Peguei a carcaça e comprei as rodas no eBay. Fiz uma pequena adaptação nas rodas, lixando os espaçadores (devido a bitola menor) e coloquei as rodas. E voilá, o Golf custom. E roda sem maiores problemas. Não façam isto no carro real, hehehe.
|
Dimensões:
O Golf MK7 da Hotwheels tem as seguintes dimensões, medidas com paquímetro:
Comprimento: 66,9mm.
Largura: 29,1mm (sem retrovisores) 29,6mm (com retrovisores).
Altura: 22,8mm.
Entre eixos: 41,7mm.
O Volkswagen Golf MK7 três portas tem as seguintes dimensões:
Comprimento: 4255mm.
Largura: 1799mm.
Altura: 1452mm.
Entre eixos: 2637mm.
Considerando a escala 1:64, padrão, o Golf teria as seguintes dimensões:
Comprimento: 66,5mm. (+0,4mm)
Largura: 28,1mm (+1mm)
Altura: 22,7mm. (+0,1mm)
Entre eixos: 41,2mm (+0,5mm)
Percebe-se que as dimensões adotadas pela Mattel estão bem próximas do Golf MK7 real, pode-se considerar alguns erros e imprecisões nas medidas, mas a miniatura tem dimensões fiéis para uma escala 1:64.
Curiosidades!
O Golf foi vendido entre 1975 e 1984 como Rabbit nos EUA e Canadá. E voltou a ser comercializado com este nome na quinta geração. Voltou a ser chamado Golf na sexta geração.
O Golf GTi MK1 se não foi o primeiro veículo compacto a utilizar injeção de combustível, foi um dos grandes responsáveis por popularizar. A priori, utilizou-se de injeção mecânica de combustível, com o uso do sistema K-Jetronic da Bosch. Apenas um ano depois de sua estréia no Porsche 911 1973.
A primeira versão do Golf, a MK1, ainda foi produzida até 2006 na África do Sul, com o nome CityGolf. Seria como se o nosso velho Gol BX (AKA Gol Quadrado/Caixote) fosse produzido no Brasil, com poucas mudanças estéticas em relação ao original. Mas, lá no continente berço da humanidade, ele viu uma versão de 122HPs. Ou seja, a mais potente versão produzida do MK1. Conhecida como CityGolf R. Uso justo desta versão especial da VW.
![]() |
CityGolf R (2006) da África do Sul - http://blog.caranddriver.com |
Mix de gerações não é exclusividade brasileira. O Golf Cabrio da quarta geração, nada mais era que o Golf Cabrio MK3 com remodelação da traseira e dianteira, conservando praticamente a mesma estrutura do MK3. Assim como o interior. Apenas a dianteira com elementos do Golf MK4. Os entusiastas batizaram esta versão como Golf MK3,5. Assim como temos o nosso Golf MK4,5.
O Golf Cabrio MK6 conviveu com o MK7 até 2016, sofrendo poucas alterações ao longo dos 5 anos que esteve em produção. Ainda não há planos de relançá-lo na MK7. Ao que parece, o Golf Cabrio foi uma versão um tanto quanto feita de "ultima hora" desde a MK3, nunca sendo apresentada juntamente com as demais da linha e depois vivendo intercalada entre duas gerações ou sofrendo o que aconteceu com a MK3,5.
O Golf Cabrio MK6 conviveu com o MK7 até 2016, sofrendo poucas alterações ao longo dos 5 anos que esteve em produção. Ainda não há planos de relançá-lo na MK7. Ao que parece, o Golf Cabrio foi uma versão um tanto quanto feita de "ultima hora" desde a MK3, nunca sendo apresentada juntamente com as demais da linha e depois vivendo intercalada entre duas gerações ou sofrendo o que aconteceu com a MK3,5.
Ahh, deixa os xuneiros de plantão do Brasil saberem destes componentes do Golf Cabrio para ver se não surgem uns Golf MK3 com frente de MK4 usando "kit oficial".
![]() |
Golf Cabrio MK4 - https://www.autoevolution.com |
![]() |
Golf Cabrio MK4 - https://www.autoevolution.com |
Falando em Golf MK4,5, esta versão foi comercializada em outros países, como Canadá, onde era conhecido como City Golf (depois Golf City, assim como o Jetta City, que era o Jetta MK4, que conhecemos no Brasil como Bora). Na China era o Bora HS. E na América do Sul em geral, já que o modelo era produzido no Brasil, era o Golf mesmo. Bora, Jetta Golf? Quanta confusão nos nomes.
Em 2016, o Golf desbancou a Volvo, depois de mais de 50 anos de liderança no mercado automotivo Sueco. Por cerca de 700 unidades, o Volvo V70 perdeu o posto e ficou com a vice liderança. Foram 22084 Golfs e 21783 V70s. Porém, no Top 5 do mercado sueco, ainda há três modelos da Volvo (V70, S60/V60 e XC60) e outro modelo da VW, o Passat, que anda um tanto quanto esquecido nas Terras Brasilis. O mercado sueco emplacou por volta de 372 mil veículos em 2016.
Leia mais em:
http://nordic.businessinsider.com/end-of-an-era-a-volvo-is-not-anymore-the-most-popular-swedish-car-model-2017-1/
E uma curiosidade para os entusiastas: em 2007 a engenharia alemã da Volkswagen teve uma "carta branca" para brincar e botar a imaginação para funcionar. Foi feita uma versão do Golf GTi MK5 com o motor W12 do grupo. Mais em específico, do Bentley Continental. Bi-turbo, 650HPs a 6000RPM e 750kgfm de torque. Não só isto, mas partes de vários carros de alta performance do grupo. Não estragarei a surpresa, então, leiam a matéria e apreciem as fotos na matéria do TopSpeed.
https://www.topspeed.com/cars/volkswagen/2007-volkswagen-golf-gti-w12-ar35742.html
![]() |
Der VW Golf W12 650 - /www.autoevolution.com |
https://www.youtube.com/watch?v=chreIG-6NXo
Bônus!
Meu Golf MK7 Custom. Fiz ele "Zamac", mas pintei alguns detalhes, sem contar a troca de rodas, colocando as rodas que estavam em um Cadillac Elmiraj.
Por um acaso é o Golf desmontado para escrever esta postagem. A princípio, faria ele preto. Cheguei a fazer, mas estava apanhando com a pintura. Creio que fiz coisa errada. A começar por pintar com tinta spray e depois aplicar um verniz. Não estava gostando do resultado. Depois fiz isto. Zamac com detalhes dos faróis, lanterna traseira e arcos das janelas laterais e coluna "B" pintados de preto. Depois, coloquei na embalagem original.
![]() |
Meu Golf MK7 customizado |
Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Golf
http://www.standoutcars.com/home/looking-back-at-the-mk1volkswagen-golf-gti
http://www.volkswagen.de/de/models/der-golf.html
http://www.vwgolfmk2.co.uk/buyers-guide/
http://bestcars.uol.com.br/cpassado3/vw-golf-brasil-1.htm
http://www.rac.co.uk/drive/car-reviews/volkswagen/golf/207497/
http://revistaautoesporte.globo.com/Classicos/noticia/2013/03/classico-do-dia-volkswagen-golf-gti-vr6-28.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Golf_Mk7
http://hotwheels.wikia.com/wiki/VW_Golf
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Volkswagen_Golf_GTI
https://en.wikipedia.org/wiki/Jetronic
https://en.wikipedia.org/wiki/Daihatsu_Compagno
http://blog.caranddriver.com/volkswagen-gti-a-history-in-pictures/
https://en.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Golf_Mk4
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Volkswagen_Golf_Mk7
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Wheel_Types
http://hotwheels.wikia.com/wiki/MCRR
http://nordic.businessinsider.com/end-of-an-era-a-volvo-is-not-anymore-the-most-popular-swedish-car-model-2017-1/
https://www.topspeed.com/cars/volkswagen/2007-volkswagen-golf-gti-w12-ar35742.html
https://www.autoevolution.com/news/the-most-extreme-engine-swaps-53323.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário