Quem disse que a Hot Wheels só faz carros? Tem caminhões, ônibus e mesmo aviões e naves espaciais. Aqui pode ser a garagem HotWheels, mas também, porque não, ser o hangar HotWheels. Dizer que uma das minhas grandes paixões é também a aviação.
Hoje escrevo sobre um dos Hot Wheels que sai um pouco da "caixinha" de fazer apenas carros. Escrevo sobre o Mad Propz. Por se tratar de um modelo criado pela HotWheels, inverterei as ordens de apresentações. Geralmente começo pelo modelo real e depois pela miniatura da HW.
O modelo foi desenhado por Steve Moran, que também desenhou outro HotWheels alado, o Sky Knife. O Mad Propz foi lançado na Mainline de 2004.
Ele foi baseado no caça/bombardeiro leve americano da segunda guerra mundial, o Curtis P-40 Warhawk. Apesar de ele parecer bastante com o lendário caça inglês Supermarine Spitfire.
Ele possui uma nacelle/cowling "nariz" longo, característico dos motores com cilindros em linha ou em V, como eram relativamente comuns na segunda guerra mundial. No caso do Mad Propz, ele possui uma reprodução de um motor em V, aparentemente um V12 em posição normal. Possui asas elípticas e os trens de pouso do tipo convencional (tail dragger). Apesar de tanto o P-40 quanto o Spitfire terem trens principais retráteis, a geometria do trem de pouso do Mad Propz não parece ser a de ter um trem retrátil. Parece mais um trem fixo, o que para um avião que busca velocidade ser algo bem desvantajoso. E outra característica é a hélice penta pá, algo comum nos dias de hoje, mas bastante rara no período entre guerras. Curiosidade é que o Spitfire possuiu versões com hélices penta pás de série, nos últimos modelos produzidos e equipados com motores RR Griffon.
Apesar de ser baseado em um avião de guerra, ele não possui qualquer tipo de reprodução de armamento. E acredito que isto não é política da Mattel, visto que, estes tempos, reproduziram alguns veículos com algum fundo bélico, como o Sting Rod 2 ou o Invader.
Sobre a miniatura em si, dependendo da edição da qual é lançada, o material da base (que inclui as asas) pode ser plástico ou metal. Mas a "fuselagem" é sempre metálica. O motor, os air intakes laterais e a bequilha (trem de pouso traseiro) parecem formar uma única peça plástica que é encaixada entre a base e a fuselagem. E a hélice, plástica. O canopy (cobertura do cockpit) pode ser transparente com alguma cor ou como na edição desde 2013, cromado. A bequilha não possui rodas e a roda adotada em todos os modelos desde 2004 é a micro5SP. Uma curiosidade é que a construção do Mad Propz mudou em 2012. Até então, ele tinha a roda da bequinha e constituia-se de 6 partes:
- Base com as asas
- Fuselagem
- Roda da bequilha
- Hélice
- Canopy
- Partes do "interior", motor e os detalhes cromados.
Hoje, juntaram as partes do interior com o canopy e eliminaram a roda da bequilha. Imagino que os designers da Hot Wheels ficaram um pouco contrariados com isto. Corte de custos claro.
- Base com as asas
- Fuselagem
- Roda da bequilha
- Hélice
- Canopy
- Partes do "interior", motor e os detalhes cromados.
![]() |
Mad Propz de 2010 e 2015 - vide as partes componentes - hotwheels.wikia.com |
O Mad Propz virou praticamente um habituée na mainline, estando presente, em sequência, desde 2007. Ainda foi oferecido nas embalagens 5-Packs e mesmo séries especiais, como a Classics. Além de oferecida como um brinde da Pepsi no Japão.
Sobre o avião real, o Curtis P-40 foi um caça-bombardeiro leve de fabricação americana para a segunda guerra mundial. Dentre os aviões do tipo, foi o terceiro mais produzido, com mais de 13700 produzidos. O primeiro, outra lenda americana, o P-51 Mustang e o P-47 Thunderbolt. Ele foi produzido entre 1939 e 1944.
Ele utilizou dois modelos de motor, ou um motor Allison V12 28.0L de 1150 HP, refrigerado com líquido. Ou um Packard Merlin V12 de 28.0L. Este motor é uma versão americana do Rolls Royce Merlin do Spitfire, também um V12 28.0L e refrigerado a líquido. Diz a história que as nações aliadas, na guerra, faziam muito intercâmbio de tecnologias, por isto, estas semelhanças.
As asas eram elípticas, trem de pouso convencional (tail dragger), tinha no P-40E seis canhões .50 (três em cada asa) e ainda podia levar três bombas sob as asas. Era conhecido por boa manobrabilidad e um dos aviões com menor raio de curva, utilizado muito nos famosos "dog fightings", mas as vezes, faltava potência do motor, especialmente em altas altitudes. Alguns recursos como turbochargers e superchargers foram utilizados, passando a potência original dos 1150 HPs para até 1400 HPs. Este avião combateu, entre outros, os Mitsubishi A6M "Zero", que eram mais leves, com ótima manobrabilidade, porém, menor resistência. Este avião era conhecido tanto pela robustez quanto pela facilidade de manutenção. Ele atuou nos fronts do Pacífico, Oriente Médio, China e mesmo na América do Norte. Uma curiosidade, a Rússia foi operadora do tipo.
A FAB (Força Aérea Brasileira) utilizou-se deste avião, por muitos anos, inclusive sendo a última operadora militar do tipo, retirando-o de operação em 1958. Apesar de todos estes anos, há cerca de 20 P-40 ainda em condições de voo no mundo. Há diversos em museus ao redor do mundo, inclusive no Brasil, no Musal, no Rio de Janeiro.
O Supermarine Spitfire, por sua vez, foi um caça e também avião de reconhecimento, treinador e interceptador inglês, praticamente sendo a espinha dorsal da RAF - Royal Air Force. Ele combateu principalmente os aviões da Luftwaffe, a força aérea alemã. Porém, atuou no front do Pacífico, África e no Leste. O avião tem um status de lenda entre os entusiastas de aviação. Foi produzido entre 1938 e 1948, com mais de 20300 exemplares produzidos. Várias forças aéreas do mundo utilizaram-se do Spitfire.
Era reconhecido como um dos aviões mais velozes da segunda guerra mundial. Até hoje, há unidades em condições de voo, sendo cerca de 50 ao redor do mundo, apesar de seu último papel em forças aéreas ser na Irlanda, em 1961.
Assim como o P-40, o Spitfire possui um motor V12 de 28.0L - o Rolls Royce Merlin. Ou as versões posteriores, o Rolls Royce Griffon, muito mais potente. E as famosas asas elípticas. Particularmente, quando me lembro de asas elípticas, me lembro do Spitfire. Elas foram desenhadas assim, para reduzir o atrito induzido pela redução das áreas frontais (de impacto) da asa, para torná-las mais finas. E também pelo posicionamento de armamentos. Seu trem de pouso também era convencional (tail dragger).
O Spitfire é citado também em uma música da banda inglesa Iron Maiden, a Aces High. A música conta a história do combate "Battle of Britain", inteiramente tendo como palco o ar e um dos protagonistas, um esquadrão da RAF.
"Bandits at 8 o'clock move in behind us
Ten ME-109's out of the sun
Ascending and turning our Spitfires to face them
Heading straight for them I press down my guns"
Acredito que este seja um dos mais carismáticos HotWheels, dada a sua presença na Mainline por tantos anos consecutivos. Também por ser uma miniatura diferente do restante da linha e por ser uma miniatura muito bonita e chamativa. Pela semelhança com as lendas da segunda guerra mundial, creio que é também bastante querida pelos entusiastas da aviação.
Curiosidades!
O Mad Propz, no começo, chamava-se Madd Propz, mas devido a já existência da patente sobre o nome MADD - Mothers Against Drunk Driving, a Mattel voltou atrás e renomeou a miniatura em 2007.
A miniatura HotWheels foi produzida na China, Tailândia e Malásia. Às vezes, no mesmo ano, em países diferentes.
![]() |
Mad Propz Pepsi do Japão. http://s712.photobucket.com/user/BKisling |
Sobre o avião real, o Curtis P-40 foi um caça-bombardeiro leve de fabricação americana para a segunda guerra mundial. Dentre os aviões do tipo, foi o terceiro mais produzido, com mais de 13700 produzidos. O primeiro, outra lenda americana, o P-51 Mustang e o P-47 Thunderbolt. Ele foi produzido entre 1939 e 1944.
![]() |
wp.scn.ru |
As asas eram elípticas, trem de pouso convencional (tail dragger), tinha no P-40E seis canhões .50 (três em cada asa) e ainda podia levar três bombas sob as asas. Era conhecido por boa manobrabilidad e um dos aviões com menor raio de curva, utilizado muito nos famosos "dog fightings", mas as vezes, faltava potência do motor, especialmente em altas altitudes. Alguns recursos como turbochargers e superchargers foram utilizados, passando a potência original dos 1150 HPs para até 1400 HPs. Este avião combateu, entre outros, os Mitsubishi A6M "Zero", que eram mais leves, com ótima manobrabilidade, porém, menor resistência. Este avião era conhecido tanto pela robustez quanto pela facilidade de manutenção. Ele atuou nos fronts do Pacífico, Oriente Médio, China e mesmo na América do Norte. Uma curiosidade, a Rússia foi operadora do tipo.
A FAB (Força Aérea Brasileira) utilizou-se deste avião, por muitos anos, inclusive sendo a última operadora militar do tipo, retirando-o de operação em 1958. Apesar de todos estes anos, há cerca de 20 P-40 ainda em condições de voo no mundo. Há diversos em museus ao redor do mundo, inclusive no Brasil, no Musal, no Rio de Janeiro.
O Supermarine Spitfire, por sua vez, foi um caça e também avião de reconhecimento, treinador e interceptador inglês, praticamente sendo a espinha dorsal da RAF - Royal Air Force. Ele combateu principalmente os aviões da Luftwaffe, a força aérea alemã. Porém, atuou no front do Pacífico, África e no Leste. O avião tem um status de lenda entre os entusiastas de aviação. Foi produzido entre 1938 e 1948, com mais de 20300 exemplares produzidos. Várias forças aéreas do mundo utilizaram-se do Spitfire.
![]() |
www.wikipedia.org |
![]() |
www.wikipedia.org - Arpingstone |
Assim como o P-40, o Spitfire possui um motor V12 de 28.0L - o Rolls Royce Merlin. Ou as versões posteriores, o Rolls Royce Griffon, muito mais potente. E as famosas asas elípticas. Particularmente, quando me lembro de asas elípticas, me lembro do Spitfire. Elas foram desenhadas assim, para reduzir o atrito induzido pela redução das áreas frontais (de impacto) da asa, para torná-las mais finas. E também pelo posicionamento de armamentos. Seu trem de pouso também era convencional (tail dragger).
![]() |
Spitfire MK XVI - notem a hélice penta pá - wikipedia - Spartan7W |
O Spitfire é citado também em uma música da banda inglesa Iron Maiden, a Aces High. A música conta a história do combate "Battle of Britain", inteiramente tendo como palco o ar e um dos protagonistas, um esquadrão da RAF.
"Bandits at 8 o'clock move in behind us
Ten ME-109's out of the sun
Ascending and turning our Spitfires to face them
Heading straight for them I press down my guns"
Acredito que este seja um dos mais carismáticos HotWheels, dada a sua presença na Mainline por tantos anos consecutivos. Também por ser uma miniatura diferente do restante da linha e por ser uma miniatura muito bonita e chamativa. Pela semelhança com as lendas da segunda guerra mundial, creio que é também bastante querida pelos entusiastas da aviação.
Dois dos meus Mad Propz. Um 2012 e o outro 2016 |
Curiosidades!
O Mad Propz, no começo, chamava-se Madd Propz, mas devido a já existência da patente sobre o nome MADD - Mothers Against Drunk Driving, a Mattel voltou atrás e renomeou a miniatura em 2007.
A miniatura HotWheels foi produzida na China, Tailândia e Malásia. Às vezes, no mesmo ano, em países diferentes.
Fontes:
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Mad_Propz
http://s712.photobucket.com/user/BKisling/media/PEPSI%20NEX%20CARS/newcars7.jpg.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Aces_High_(song)
https://en.wikipedia.org/wiki/Supermarine_Spitfire
Fly high, ace!
Muito obrigado e abraços.
http://s712.photobucket.com/user/BKisling/media/PEPSI%20NEX%20CARS/newcars7.jpg.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Curtiss_P-40_Warhawk
http://www.warbirddepot.com/aircraft_fighters_p40-banta.asp
http://www.warbirddepot.com/aircraft_fighters_p40-banta.asp
http://wp.scn.ru/en/ww2/f/375/3/0
https://en.wikipedia.org/wiki/Allison_V-1710https://en.wikipedia.org/wiki/Aces_High_(song)
https://en.wikipedia.org/wiki/Supermarine_Spitfire
Fly high, ace!
Muito obrigado e abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário